Em preparação ao Jubileu, programa Razões da Fé pergunta: "O que esperamos? Em quem esperamos? Por que esperamos?"
Durante o programa, o bispo emérito de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, e o mestre em Teologia, padre Renan Dall'Agnol refletem sobre as motivações do Papa Francisco para dar o tema "Peregrinos da Esperança" ao Ano Santo de 2025
A duas semanas da abertura do Jubileu de 2025 nas dioceses de todo o mundo, o programa Razões da Fé do domingo 15 de dezembro inicia a reflexão sobre o Ano Santo. O mote proposto pelo Papa Francisco para celebrar os 2025 anos da encarnação do Verbo é "Peregrinos da Esperança" e a bula escrita pelo Santo Padre traz a carta de Paulo ao Romanos: "Spes non confundit" - "A esperança não decepciona" (Rm 5,5). A produção, que vai ao ar pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio FM 95,7 e pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul pergunta: "O que esperamos? Em quem esperamos? Por que esperamos?".
Durante o programa, o bispo emérito de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, e o mestre em Teologia, padre Renan Dall'Agnol refletem sobre as motivações do Papa Francisco para dar o tema "Peregrinos da Esperança" ao Ano Santo de 2025. Em clima de preparação para o Natal, os convidados também apresentam luzes sobre o sinal admirável da esperança contido no nascimento de Jesus e a força que emana desse acontecimento.
A conversa é mediada pelo jornalista e assessor de comunicação da Diocese de Caxias do Sul, Felipe Padilha. Os participantes do Razões da Fé também apresentam a bula do Papa Francisco e falam sobre o objetivo do Jubileu: a conversão dos corações. Também são abordadas informações importantes sobre a indulgência plenária e o belo caminho que a Igreja é convidada a fazer no Ano Santo.
Produzido pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul, o programa vai ao ar aos domingos, das 07h às 08h, pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio, FM 95.7, com reprise às 22h. O Razões da Fé também é gravado em áudio e vídeo e tem sua veiculação também nas plataformas digitais: aos domingos, a partir das 09h, estará no Spotify da Rádio Miriam Caravaggio e, à noite, a partir das 20h30min, pelo Facebook e YouTube da Diocese de Caxias do Sul, além da seção de áudios no site da Diocese. Nas terças-feiras, o conteúdo também é veiculado pela TV Serra, canal 526 da NET, em Farroupilha.
A proposta deseja ser um instrumento de formação para todos os católicos, sempre de acordo com os documentos da Igreja, contando com convidados que integrem grupos, pastorais, movimentos e comunidades da Diocese de Caxias do Sul.