Rádio Miriam Caravaggio
25/11/2022

"Jesus: Deus ou homem?" será a reflexão do Razões da Fé no início do Advento, a partir do Credo Niceno-constantinopolitano

Os convidados deste domingo, 27 de novembro, são o bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni e a coordenadora do setor Ensino Religioso da Pastoral da Educação na Diocese, a consagrada secular Moema Muricy

"Jesus: Deus ou homem?" será a reflexão do Razões da Fé no início do  Advento, a partir do Credo Niceno-constantinopolitano

O Tempo do Advento, que inaugura o Ano Litúrgico na vida da Igreja, e nos insere numa expectativa pela vinda do Messias, inicia neste domingo, 27 de novembro. Desde o dia 20 de novembro, o programa "Razões da Fé" está abordando a fé da Igreja em Jesus Cristo, tendo como ponto de partida o Credo Niceno-constantinopolitano, escrito a partir dos concílios de Nicéia, em 325 e de Constantinopla, em 381.

Enquanto, na Solenidade de Cristo Rei, a reflexão era a partir da pergunta: "Quem é Jesus?", tendo como pano de fundo o que diz o Credo: "Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos", neste I Domingo do Advento, a profissão de fé nos propõe: "Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro", e o questionamento: "Jesus: Deus ou homem?".

Os convidados deste domingo, são o bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul e membro da equipe sacerdotal do Santuário de Caravaggio, Dom Alessandro Ruffinoni e a presidente da Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB) e coordenadora do setor Ensino Religioso da Pastoral da Educação na Diocese, a consagrada secular Moema Muricy. A  mediação é do jornalista e assessor de comunicação da Diocese de Caxias do Sul, Felipe Padilha.

Entre as perguntas e respostas estão os dogmas sobre Jesus Cristo, a importância do seu batismo por João nas águas do Jordão e também a sua consciência enquanto Messias, que se apresentava como Filho do Homem.

O programa "Razões da Fé" tem o objetivo de principal falar sobre “o que cremos?”, “por que cremos?” e “como cremos?”. Desta forma, a produção tem seu olhar na realidade cotidiana da Igreja, povo de Deus, e raízes afirmadas junto à Escritura e aos documentos da Igreja.

Produzido pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul, o programa vai ao ar aos domingos, das 07h às 08h, pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio, FM 95.7, com reprise às 22h. O programa Razões da Fé também é gravado em áudio e vídeo e tem sua veiculação também nas plataformas digitais: aos domingos, a partir das 09h, estará no Spotify da Rádio Miriam Caravaggio e, à noite, a partir das 20h30min, pelo Facebook e YouTube da Diocese de Caxias do Sul, além da seção de áudios no site da Diocese.

A proposta deseja ser um instrumento de formação para todos os católicos, sempre de acordo com os documentos da Igreja, contando com convidados que integrem grupos, pastorais, movimentos e comunidades da Diocese de Caxias do Sul.