Santuário de Caravaggio
04/02/2023

Caravaggio e os 60 anos do novo Santuário dedicado à Padroeira da Diocese

Na missa das 17h, da sexta-feira, 03 de fevereiro, o reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, padre Ricardo Fontana, junto aos demais sacerdotes do Santuário, celebrou os 60 anos do novo Santuário. Uma celebração cheia de emoção junto aos representantes da comunidade que trabalharam na construção do novo templo dedicado à Mãe de Caravaggio. A celebração aconteceu no horário que recorda a hora da aparição de Maria Santíssima, no ano de 1432, em Caravaggio, na Itália.

O novo Santuário de Caravaggio é um dos símbolos mais lembrados da Serra Gaúcha, marca histórica da devoção de um povo, que mesmo nas adversidades manteve seu olhar com fé e esperança em Jesus e na intercessão da Mãe de Caravaggio.

Padre Ricardo, em sua homilia, ressaltou: "Aqui somos tocados pelo transcendente, aqui somos tocados pela palavra de Deus. Em 1945, o jovem Ticiano Bettanin projetou o novo Santuário, ele ainda não estava formado em Engenharia Civil, amigo do padre Theodoro Portolan, que tomou a coragem, e se ele não tivesse tomado coragem, e aqui estão as testemunhas vivas que sabem do que estou falando, esta obra não teria sido realizada. Junto às comunidades, foram dezoito anos de trabalho até chegar o dia 03 de fevereiro de 1963 que hoje celebramos", destacou o padre Ricardo.

Durante a celebração foram homenageados com o troféu dos 60 anos do Santuário os benfeitores:  Egídio Vieceli, Armelinda Brunetta Vieceli, Lino Jacinto Giacomel, Armindo Balbinot, João Eliseu Mugnol, Angelo Luvison e Pedro Mussoi.

A construção do Santuário durou dezoito anos (1945-1963). Imponente, em estilo romano, construído com esforço e doação das comunidades, além da coragem daqueles que acreditaram em um projeto muito ousado para aquela época, ressalta-se  a figura decisiva do Padre Theodoro Portolan.

Com informações de Leandro Ávila, jornalista do Setor de Comunicação do Santuário de Caravaggio e fotos de Vânia Troes, da Rádio Miriam Caravaggio