Vicariato de Nova Prata
20/03/2023

Com a igreja lotada de representantes de paróquias e cidades, Missa celebra os 10 anos do Vicariato de Nova Prata

Presidida por Dom José Gislon, a celebração reuniu os padres que atuam nas diversas paróquias do Vicariato criado em 2013 e também diversas autoridades públicas dos 13 municípios da Região de Nova Prata

A Igreja Matriz São João Batista e Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Nova Prata, ficou repleta de fiéis para a Missa em ação de graças pelos 10 anos da criação do Vicariato de Nova Prata. A celebração, no final da tarde do domingo, 19 de março, foi presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, e contou com a presença dos padres que atuam nas diversas paróquias do Vicariato.

No início da Missa foram acolhidas as imagens dos padroeiros de cada uma das 14 paróquias do Vicariato, entronizadas na igreja pelos representantes de cada localidade, e colocadas junto à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Diversos prefeitos e autoridades dos 13 municípios que compõem a Região de Nova Prata estiveram presentes na celebração. Também foi destaque a presença dos jovens, como por exemplo, do grupo Tau 04, de Veranópolis, que conduziu a imagem de São Luís Gonzaga e conferiu um rosto jovem à celebração.

Em sua homilia, Dom José Gislon destacou a importância da organização pastoral do Vicariato e da comunhão eclesial neste momento da história em que a Igreja vive o processo sinodal. O bispo fez memória dos responsáveis pela implementação dessa instância da vida diocesana que busca crescer e se aprofundar no jeito de ser Igreja de comunhão, participação e missão.

O vigário episcopal, padre Álvaro Luiz Pinzeta, salienta o carinho do bispo para com o Vicariato de Nova Prata. "A palavra de Dom José foi muito animadora, onde ele expressou muito carinho e muito apreço pela vivência eclesial que temos no Vicariato. Eu, em nome desta bela organização, agradeço a todos quantos ajudaram a construir essa história que chega aos 10 anos", pontua.

A criação do Vicariato de Nova Prata aconteceu no dia 09 de março de 2013, por iniciativa do então bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni. Ao longo destes anos, a organização teve como vigários episcopais os padres Valdemar Pagnoncelli, Décio Podenski, Constante Pasa (in memorian), e Álvaro Pinzetta.