Conselho organiza dispositivo de escuta da realidade da Diocese de Caxias para organizar novo Plano de Pastoral
Mais de 80 pessoas estiveram reunidas no Centro Diocesano de Formação Pastoral para um momento de avaliação das prioridades do atual Plano Diocesano de Pastoral e definição do cronograma da escuta das 983 comunidades da Diocese
A Diocese de Caxias do Sul reuniu o Conselho de Pastoral na manhã deste sábado, 27 de julho. Mais de 80 pessoas se reuniram com a partcipação do bispo, Dom José Gislon, do coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira, e da equipe de Coordenação de Pastoral. O encontro teve por objetivo principal apontar caminhos para escutar a realidade das 983 comunidades das 74 paróquias para a organização do próximo Plano de Pastoral.
O Conselho, no Centro Diocesano de Formação Pastoral, iniciou com a oração a partir da Leitura Orante da Palavra de Deus com o Evangelho do XVII Domingo do Tempo Comum, que reflete a multiplicação dos pães e dos peixes. O momento de espiritualidade iniciou no plenário e seguiu até a capela, numa expressão do "subir à montanha com Jesus". Após a bênção, o grupo retornou ao auditório onde ouviu a saudação de Dom José Gislon.
O bispo pontuou os recentes acontecimentos da caminhada eclesial como o Consellho de Pastoral do Regional Sul 3 da CNBB, que refletiu a ação evangelizadora no Rio Grande do Sul após a calamidade das chuvas e enchentes. Além disso, Dom José trouxe clareza à caminhada que a Diocese de Caxias do Sul está realizando para organizar a saúde econômica da Igreja na região. Ele também pontuou a formação da equipe da Comissão para a Tutela de Menores da Diocese, que deverá ser apresentada até o final de agosto, como uma exigência da Santa Sé.
Na sequência, os participantes realizaram a "recordação da vida" com um olhar para o andamento das ações das prioridades do atual Plano Diocesano de Pastoral, que inicialmente teria vigência de 2021 a 2023, mas que foi prorrogado para esperar os resultados do processo sinodal da Igreja e as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). Padres, religiosos e leigos falaram sobre as 12 linhas de ação apontadas pelo documento diocesano e o que já aconteceu, está acontecendo ou ainda será realizado nos próximos meses.
Logo depois, o coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira fez a provocação para a necessidade de escutar a realidade das 983 comunidades para a construção conjunta do novo Plano Diocesano de Pastoral, processo que terá 10 passos até a sua concretização. Em grupos, os participantes deram pistas de perguntas e propostas logísticas para a organização do dispositivo para mapear a vida e a saúde do povo de Deus presente nas paróquias e comunidades da Diocese.
Conforme padre Leonardo, o caminho para a preparação do novo Plano de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul irá exigir o esforço de todos os conselheiros e de equipes de trabalho nas Regiões de Pastoral e do Vicariato de Nova Prata. "Precisamos dar protagonismo aos coordenadores das Regiões e às equipes regionais, para que possam nos ajudar concretamente a ver a realidade, iluminar e discernir o caminho, para ajudarmos nossas comunidades a evangelizar e se deixarem evangelizar".
Ainda está previsto um último encontro do Conselho de Pastoral até o final de 2024, conforme o Regimento das Comunidades-Igreja da Diocese de Caxias do Sul. Ao final desta matéria você pode acessar os slides utilizados pela Coordenação de Pastoral no Conselho, em PDF.