Região Pastoral Garibaldi
01/06/2024

Corpus Christi na Região Pastoral de Garibaldi: amor à Eucaristia e solidariedade

Na Paróquia São Pedro, um tapete solidário foi formado dentro da Igreja matriz e também durante a Missa campal; em Carlos Barbosa e Coronel Pilar, as paróquias também realizaram ação de coleta de donativos para os flagelados pelas enchentes

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, o Corpus Christi, celebrada pela Igreja na quinta-feira, 30 de maio, teve dezenas de celebrações em toda a Diocese de Caxias do Sul. Todas as paróquias tiveram programações e em diversos locais, a festa da Eucaristia foi marcada por gestos de solidariedade em prol dos irmãos flagelados pelas chuvas e enchentes que colocam o Rio Grande do Sul em situação de calamidade.

Na Região Pastoral de Garibaldi, diversas paróquias realizaram ações de coleta de alimentos, agasalhos e cobertores, bem como produtos de higiene e limpeza. Na Paróquia São Pedro, em Garibaldi, a celebração aconteceu na praça da igreja Matriz e foi presidida pelo pároco, frei Edson Cecchin, e concelebrada pelos freis Vilmar José Dal’Agnol, Aldo Colombo e Rogerio Miotto, com a participação de frei Sidimar Pressi e do diácono José Fernando da Costa.

Na homilia, frei Édson destacou a importância da festa de Corpus Christi, um convite à reflexão sobre o valor e a importância da Eucaristia em nossa vida, um dos sete Sacramentos que foi instituído na Última Ceia por Jesus Cristo. Ainda comentou, sobre a solidariedade vivenciada pela comunidade em prol das vítimas atingidas pelas enchentes do Rio Grande do Sul.

Durante a Santa Missa, foi realizada a procissão com o Santíssimo Sacramento nas ruas próximas à igreja, com grande participação dos fiéis. Se realizou uma parada em frente à União de Moços Católicos, onde se encontrava um altar com a imagem de São Pedro dentro de um barco e ao seu redor diversos donativos, assim como representantes de entidades. Neste local, que foi sede para o recebimento de doações, frei Edson realizou uma oração por todas as pessoas envolvidas no trabalho voluntário desenvolvido, tanto no acolhimento  como na organização das doações. Na sequência, receberam uma benção com o Santíssimo Sacramento.

Na continuação da procissão com o Santíssimo, seguiu-se até a frente do Hospital São Pedro, onde também se encontrava a imagem de São Pedro, juntamente com alguns funcionários do hospital. Neste local foi feita oração pelos profissionais da saúde e por todos os doentes, que ao final também receberam bênção do Santíssimo Sacramento. Após, a procissão seguiu até a praça da igreja Matriz, onde foi entoado o canto Tão Sublime Sacramento e a benção final com Jesus Eucarístico, que posteriormente foi levado ao sacrário.

Como gesto de solidariedade, a Paróquia realizou a coleta de doações de alimentos e outros itens, que estão sendo separados pelo Movimento de Cursilhos de Cristandade e que serão destinados aos atingidos pelas enchentes nas Paróquias São Pio X, do bairro Mathias Velho e Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Bairro Harmonia, ambos localizados em Porto Alegre.

Além disso, neste ano os tradicionais tapetes coloridos confeccionados com serragem nas ruas da cidade foram substituídos por um único tapete solidário exposto no altar da igreja Matriz São Pedro, e elaborado pela equipe Executiva de Pastoral, com alimentos e cobertores doados pela comunidade.

Carlos Barbosa também celebrou a solidariedade

Na Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, em Carlos Barbosa, a Missa solene do Corpus Christi foi celebrada no interior da Igreja Matriz. O pároco, padre Roberto Carlos Fávero, presidiu a Eucaristia e conduziu o Santíssimo Sacramento pelas ruas centrais da cidade. Neste ano, a comunidade se organizou tapetes solidários com doações de alimentos, produtos de higiene e limpeza, além de ferramentas e utensílios de limpeza para ajudar os irmãos das cidades do Rio Grande do Sul atingidos pelas enchentes. Em Arcoverde, a Paróquia Nossa Senhora das Graças, também rezou e realizou gesto concreto para cuidar dos necessitados.

Missa, em Coronel Pilar, teve tapete solidário com cobertores

Neste ano, a Paróquia São Lourenço Mártir, de Coronel Pilar também optou por não confeccionar os tradicionais tapetes de serragem, mas organizou um tapete de Corpus Christi solidário, com cobertores e lençóis arrecadadas a partir de doações da comunidade. As cobertas serão destinadas para as paróquias das cidades vizinhas. Os catequizandos e catequistas também participaram da Missa solene presidida pelo pároco, padre Josemar Conte, e organizaram imagens eucarísticas para embelezar a Igreja Matriz.