CEBs
26/04/2024

Diocese de Caxias do Sul presente no 16º Encontro Estadual das Comunidades Eclesiais de Base

A Diocese de Caxias do Sul, esteve presente com 32 delegados de diversas paróquias das cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha e São Francisco de Paula; a sede do próximo encontro será a Diocese de Bagé

Nos dias 19, 20 e 21 de abril, a Diocese de Novo Hamburgo reuniu cerca de 800 pessoas em São Leopoldo para a realização da 16ª edição do Encontro Estadual das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Com o tema "CEBs, migrantes de ontem e de hoje: os desafios da justiça e da amizade social", o encontro debruçou-se sobre o desafio das migrações sob condução do método ver, jugar e agir. A atividade foi coordenada pelos assessores: a pesquisadora de Direitos Humanos e Mobilidade Urbana, Jaqueline Bertoldo; o membro da Pastoral do MIgrante, padre Alfredinho; e o biblista do Centro de Estudos Bíblicos (Cebi-RS), Ildo Bohn Gass, sob a inspiração bíblica de Isaías 54,2 "Alarga o espaço da tua tenda!".

Com uma programação que mesclou assessorias temáticas, círculos bíblicos, análise de conjuntura, celebrações, caminhada dos mártires e defensores da vida, momentos culturais, além da vivência fraterna nas famílias que acolheram os delegados para pernoitar, os participantes puderam fazer o exercício de alargar o espaço da tenda de seus corações no comprometimento com a vivência da justiça e da amizade social refletida durante a Campanha da Fraternidade deste ano.

A Diocese de Caxias do Sul, esteve presente com 32 delegados de diversas paróquias das cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha e São Francisco de Paula. De acordo com Maria Neli Oliveira Ferranti, membro da coordenação das CEBs na Diocese, no regional e também na equipe do nacional, o processo de organização desse momento proporcionou fortalecimento à Igreja em saída pontuada e sonhada pelo Papa Francisco. Para ela, entre tantos momentos marcantes, se destacaram a participação do Povo Negro e dos Indígenas que trouxeram seus cantos, sua alegria e sua história de lutas e resistências, além da fila do povo, que deu a oportunidade para a participação e manifestações de pensamentos, questionamentos e proposições após a fala de cada assessor.

Para Naura Boff da CEBs de São Francisco de Paula, que já participa desses encontros há muitos anos, os momentos de espiritualidade, a possibilidade de partilha nos momentos de trabalho de grupo e o convívio com as famílias foram os momentos mais marcantes. Em contrapartida, participando pela primeira vez de um encontro estadual, a jovem Michelle Rodrigues, de Caxias do Sul, enfatiza que a experiência de ser relatora durante o encontro possibilitou o contato com pessoas de outras dioceses e assim pôde conhecer as diversas realidades, desafiando-se à escuta e a partilha da síntese das manifestações, criando laços e amizades sem fronteiras.

A síntese do encontro foi registrada na carta testemunho que foi lida antes da celebração de envio presidida por  Dom João Francisco Salm, bispo diocesano de Novo Hamburgo. Entre os compromissos assumidos pelos presentes, podemos destacar a formação, superação do clericalismo, articulação e mobilização das CEBs, acolhida aos migrantes, incidência política, compromisso social, fortalecer e valorizar a presença das mulheres e das juventudes, promover a conscientização e o cuidado com a casa comum, respeito aos povos originários, diálogo ecumênico e inter-religioso, entre outros.

Por fim, foi anunciada a Diocese de Bagé, como sede para o 17º Encontro Estadual de CEBs com a entrega da vela e do símbolo das comunidades aos delegados e a Dom Cleonir Paulo Dalbosco, que assumiram o compromisso de seguir mantendo viva a profecia das comunidades eclesiais de base. Como o próprio hino do encontro convidou a todos a entoar, que tenhamos a consciência de que somos todos filhos de migrantes, que possamos alargar as nossas tendas e unir as nossas vozes por uma igreja acolhedora numa grande ciranda sinodal.

Com informações de Daiane Bristot, das CEBs da Diocese de Caxias do Sul, coordenação do Conselho de Leigos e Pastoral da Comunicação