16/08/2022

Diocese de Caxias do Sul publica a síntese da fase local do Sínodo dos Bispos 2021-2023

Processo de escuta que contabilizou cerca de 5 mil respostas iniciou no mês de outubro de 2021 e seguiu até maio deste ano; no dia 03 de julho, a Diocese concluiu a fase local e enviou, o documento à CNBB

A Diocese de Caxias do Sul divulgou na segunda-feira, dia 1º de agosto, a síntese que é fruto da fase local do caminho sinodal, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O documento foi enviado para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e seguirá para a fase continental do Sínodo. Convocado pelo Papa Francisco, o período é considerado uma das maiores atividades realizadas pela Igreja desde o Concílio Vaticano II.

Iniciada em 17 de outubro de 2021, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, a fase local do Sínodo dos Bispos 2021-2023 foi concluída com a a entrega do documento final a Dom José Gislon, em 03 de julho de 2022, Solenidade de São Pedro e São Paulo. Ao longo destes meses aconteceram diversas ações de formação, escuta, compilação das respostas, publicação da síntese prévia, abertura de período de escuta complementar e a finalização do documento entregue ao bispo.

O documento, de 10 páginas, aborda os principais aspectos pontuados pelos leigos, leigas, lideranças eclesiais, sociais, políticas e culturais. Também compõem o rol das representações e reflexões as respostas vindas por parte do bispo diocesano, dos sacerdotes, dos religiosos e religiosas que atuam nas paróquias, pastorais, movimentos da Diocese de Caxias do Sul, totalizando 5 mil pessoas alcançadas.

A síntese, por sua vez, não representa o final de um caminho e nem a publicação oficial de um documento normativo, mas indicativos do olhar amplo sobre a vida e missão da Igreja, povo de Deus, na Diocese. O Sínodo terá seu ponto alto em outubro de 2023, em Roma.

O termo “sínodo” deriva do grego “sýnodos”, que significa “reunião”. O termo é composto pelo prefixo “syn” (junto com/junto de/junto a) e pelo substantivo “hodós” (caminho). O verbo grego synodéo significa “fazer um caminho com alguém”. Sínodo, portanto é "caminhar juntos" e este Sínodo quer ouvir toda a Igreja e a sociedade.

Na fase diocesana foram respondidos formulários com a seguinte questão fundamental: uma Igreja sinodal, ao anunciar o Evangelho, “caminha em conjunto”. Como é que este “caminho em conjunto” está acontecendo na nossa Igreja local? Que passos é que o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”?.

Nas considerações finais, o documento expressa: "A etapa diocesana de escuta demonstrou a riqueza da nossa Igreja Diocesana, mesmo tendo sido respondido, por um percentual pequeno da população, mas por um percentual muito considerável de lideranças e pessoas engajadas nos serviços, grupos, movimentos e pastorais, que discutiram, deram sua opinião pessoal e comunitária, apresentando os diversos aspectos e realidades de praticamente todas as comunidades da Diocese. A riqueza também se intensificou na posição e na visão das respostas, que ora se mostraram contraditórias, ora complementares, ora inovadoras, deixando evidente que somos um povo que busca a unidade na diversidade e atestou que o processo sinodal precisa realizar-se na vida da Igreja".

"Foi uma tentativa de chegarmos tanto quanto possível a todas as pessoas, em todos os ambientes, não só na Comunidade-Igreja, mas também no diálogo com a sociedade. Juntos, fizemos um belíssimo trabalho de escuta de tantas respostas", pontua o coordenador de Pastoral, padre Paulo César Nodari.

Próximos passos

A síntese das respostas dos fiéis da Diocese de Caxias do Sul foi enviada para a CNBB, para que a Conferência Episcopal possa formular uma síntese antes de 15 de agosto de 2022.

Em seguida será produzido pela Secretaria Geral do Sínodo um primeiro Instrumento de Trabalho (Instrumentum Laboris) com as contribuições das conferências episcopais, da Cúria Romana, de Universidades, Faculdades de Teologia, Uniões de Superiores e Superioras Gerais de Institutos Religiosos, Federações de Vida Consagrada e movimentos internacionais de leigos.

Até março de 2023 decorrerá a fase continental do Sínodo. Cada assembleia continental aprovará um documento final. Até junho de 2023 será redigido um segundo Instrumento de Trabalho para a grande assembleia sinodal dos bispos que ocorrerá em Roma, em outubro de 2023.

O Sínodo dos Bispos é uma instituição permanente criada pelo Papa Paulo VI em 15 de setembro de 1965, em resposta ao desejo dos bispos participantes do Concílio Vaticano II de manter vivo o espírito de colegialidade episcopal formado pela experiência conciliar.

Acesse o documento da síntese da fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2021-2023 clicando aqui abaixo