Festa do Beato João Schiavo reúne centenas de pessoas no distrito de Fazenda Souza, em Caxias do Sul
Missa festiva, presidida por Dom José Gislon, na Capela do Beato, reuniu religiosos, religiosas e famílias para elevar ação de graças pelos 120 anos do nascimento do primeiro Bem-Aventurado da Diocese de Caxias do Sul
Padre João Schiavo foi um missionário italiano que viveu no sul do Brasil. Nasceu em Sant’Urbano de Montecchio Maggiore, em 08 de julho de 1903. Ingressou na Congregação dos Josefinos de Murialdo e fez sua profissão religiosa em 1919. Foi ordenado sacerdote em 10 de julho de 1927 e, em 1931, foi enviado como missionário para o Brasil. Sua missão foi desenvolvida sobretudo na região de Caxias do Sul.
Dedicou-se à animação e formação dos candidatos para a Congregação dos Josefinos de Murialdo e desenvolveu uma intensa atividade vocacional. Fundou várias obras em prol de crianças e jovens pobres, como o Abrigo de Menores São José, em Caxias do Sul, a Obra Social Educacional, em Porto Alegre (RS), o Abrigo de Menores em Pelotas (RS) e Rio Grande (RS), o Colégio Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá (SC).
Entre 1947 e 1956, foi o primeiro superior provincial dos Josefinos no Brasil. Em 09 de maio de 1954, iniciou, em Fazenda Souza, distrito de Caxias do Sul, o primeiro grupo das Irmãs Murialdinas de São José no Brasil. Foi também na Fazenda Souza onde fundou a Escola Santa Maria Goretti das Irmãs Murialdinas.
Ele morreu em 27 de janeiro de 1967, após ter adoecido gravemente no final de novembro de 1966. Padre Schiavo foi beatificado em outubro de 2017, em Caxias do Sul. Seu túmulo está na capela de Fazenda Souza e atrai vários devotos.