DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Pastoral Vocacional
13/05/2023

Irmã Maria Isabel da Eucaristia professa os votos perpétuos como Carmelita, em Caxias do Sul

Missa solene foi presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, e concelebrada por diversos padres da Diocese e referenciais da província dos frades Carmelitas Descalços; celebração levou grande número de fiéis ao Carmelo

Irmã Maria Isabel da Eucaristia professa os votos perpétuos como Carmelita, em Caxias do Sul

Exatamente nove anos após sua entrada no Carmelo do Menino Jesus, em Caxias do Sul, no dia 13 de maio de 2014, na manhã deste sábado, 13 de maio, foram celebrados os votos perpétuos da irmã Maria Isabel da Eucaristia como religiosa da Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, de vida de clausura e contemplação. A Missa solene foi presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, e concelebrada por diversos padres da Diocese e referenciais da província dos frades Carmelitas Descalços.

Após a Liturgia da Palavra, o provincial dos Carmelitas, frei Everton Maria do Santíssimo Sacramento, convidou para que a religiosa que havia se preparado por nove anos para o ingresso definitivo na Ordem Carmelita pudesse se apresentar diante da assembleia, que lotou a igreja do Carmelo do Menino Jesus. A jovem, de 28 anos se apresentou junto ao altar, acompanhada da madre Bernardete de Jesus Crucificado e da mestre das noviças, irmã Teresa de Jesus.

Logo depois, Dom José Gislon, em sua homilia, salientou a importância da vida religiosa, de vida ativa e de vida contemplativa para a Igreja e o mundo todo, sobretudo no contexto do 3º Ano Vocacional do Brasil. "A consagração ao Senhor é uma escolha de vida e, através dela, Deus se torna uma escolha radical, mesmo quando é sofrida. Por isso, é importante que os consagrados e consagradas se deixem envolver pelo Evangelho da Graça até a renúncia de si mesmos, para serem capazes de conhecer e viver segundo a vontade de Deus. A escolha da vocação nunca deve ser uma imposição, mas uma escolha livre e consciente de cada um, porque é escolha de vida", pontuou.

Seguiu o rito da profissão perpétua com o diálogo, no qual Dom José Gislon pediu se era, de fato, desejo da jovem de se consagrar intimamente a Deus, bem como abraçar a pobreza, a obediência e a castidade como votos definitivos, bem como o seguimento ao Evangelho e a observância à Regra e Constituições do Carmelo. Irmã Maria Isabel ainda disse sim ao desejo de viver somente para Deus com Maria, na solidão e no silêncio, na constância da oração e na alegria da penitência, na humildade do trabalho e na prática das boas obras.

A jovem se prostrou ao chão, em sinal de completo e total despojamento, enquanto foram cantadas as ladainhas de todos os santos. Na sequência, irmã Maria Isabel da Eucaristia pronunciou a fórmula da consagração como religiosa das Monjas Descalças da Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, fundada por Santa Teresa D'Ávila. Depois de professar os votos, assinou a cédula e a depositou sobre o altar, seguida da oração de bênção e consagração feita por Dom José Gislon.

O bispo diocesano impôs o véu preto sobre a cabeça de irmã Maria Isabel e lhe entregou o crucifixo. Depois, a madre Bernardete de Jesus Crucificado, superiora do Carmelo do Menino Jesus de Caxias do Sul, confirmou oficialmente a integração da jovem Maria Isabel da Eucaristia na família religiosa das Monjas Carmelitas Descalças de Nossa Senhora do Monte Carmelo. E seguiu-se o seu abraço às demais irmãs do Carmelo e também aos familiares que participaram da celebração.

A Missa solene seguiu com a Liturgia Eucarística, ponto alto da fé católica e memorial perene da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Depois da comunhão, Irmã Maria Isabel da Eucaristia fez sua saudação e agradeceu a todos os que colaboraram com a sua caminhada vocacional desde a juventude até o passo da consagração definitiva. "Duvidei muitas vezes, mas o Senhor já tinha colocado em mim a semente da vocação e essa frágil plantinha foi crescendo com a água da graça que o Senhor infundia secretamente em meu coração. Contem sempre com minha oração e eu conto com as vossas, para que eu seja fiel à minha vocação".

 

Biografia de irmã Maria Isabel da Eucaristia

Fabiana Karina Hruba nasceu a 9 de fevereiro de 1995, em Curitiba-PR. No dia seguinte ao seu nascimento, teve a graça de receber o Sacramento do Batismo. Revestida de Cristo e enriquecida com o dom da fé, sua infância transcorreu normalmente no seio de sua família.

Durante a sua preparação para a Crisma, teve o primeiro contato com a Vida Consagrada. Experimentou uma alegria muito grande, em seu coração, por essa forma de Consagração a Deus, e sentiu o desejo de servi-lo. Antes mesmo de concluir o caminho da iniciação cristã, começou a dedicar-se às pastorais da Paróquia São Francisco Xavier, em Cambé-PR, onde residia naquela altura. Foram diversos serviço: Catequese, coroinha e, mais tarde, Pastoral dos Surdos, participando também do Grupo de Oração.

Na sua juventude, já tendo completado 18 anos, participou de um momento de oração, rezando, com algumas Religiosas, o Ofício Divino, conhecido como Liturgia das Horas. Nesse momento de intimidade com o Senhor, sentiu forte o chamado de Deus à Vida Consagrada. Iniciou seu processo de discernimento vocacional no Instituto das Filhas da Pobreza, conhecidas como Irmãs da Toca de Assis.

No ano de 2013, trabalhando como voluntária na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, conheceu o Carmelo Descalço e sua espiritualidade, encantando-se sobretudo com a vida de santidade das jovens carmelitas: Teresa dos Andes, Isabel da Trindade, Margarida Redi e Teresinha do Menino Jesus.

Desejosa de realizar a vontade de Deus e atenta aos sinais que Ele usava para manifestar Sua vontade, ingressou no Carmelo do Menino Jesus, em Caxias do Sul, no dia 13 de maio de 2014. Ao receber o hábito, e começar uma nova etapa formativa, a do Noviciado, Fabiana assumiu o nome de irmã Maria Isabel da Eucaristia. Professou seus primeiros votos em março de 2018, feliz por entregar-se a Deus e por colocar-se inteiramente ao Seu serviço, em uma vida de oração, trabalho e fraternidade.

Transcorridos cinco anos de seus votos temporários, Irmã Maria Isabel da Eucaristia, emitirá nesta Celebração Eucarística, os seus votos Solenes, consagrando-se definitivamente a Deus, como Carmelita Descalça. Alegres por essa entrega de irmã Maria Isabel e envolvidas neste 3º Ano Vocacional, que estamos vivendo na Igreja do Brasil, pedimos ao Senhor da Messe que continue abrasando o coração das novas gerações para a vocação, à vida Consagrada e aos Ministérios Ordenados.

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias