14/09/2024

Por Mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica

Bispo Diocesano de Caxias do Sul

NOTA DE PESAR

A Diocese de Caxias do Sul, em sinal de solidariedade com a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos da Província Sagrado Coração de Jesus, e com os familiares, manifesta seu pesar pelo falecimento do frei Carlos Albino Zagonel, aos 90 anos, ocorrido no amanhecer deste sábado, 14 de setembro de 2024.

Natural de Daltro Filho (Imigrante), Diocese de Caxias do Sul, professou os votos em 27 de janeiro de 1954. Estudou filosofia em Ijuí e Marau e Teologia em Porto Alegre entre 1958 e 1961. Estudou na Universidade Gregoriana, em Roma e obteve o grau de livre docência na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 1975, seguido de doutorado, também da PUCRS, em 1975, com a tese “Igreja e Imigração Italiana”. As atividades acadêmicas se estenderam por muitos anos na PUCRS e Unisinos.

Frei Carlos prestou grande serviço à Província do Rio Grande do Sul, sendo eleito conselheiro provincial em 1969; eleito delegado para o Capítulo Geral de 1976, eleito ministro provincial em 1978 e reeleito no Capítulo Provincial de 1981. Paralelamente aos encargos na Província, sempre manteve ligação com o mundo acadêmico, tanto no Rio Grande do Sul, quanto no Brasil Oeste.

A partir de 1988 transfere-se para Cuiabá, dedicando-se à pastoral e ao ensino. Em 1989 foi eleito coordenador da então Frente Missionária. Em 1993, com a ereção canônica da Custódia é nomeado Custódio e reeleito duas vezes para o cargo até 1999. Seguiu com dedicação ao magistério e à pastoral até 2010. A partir de 2011 seguiu exercendo vários cargos (secretário da Custódia, vice-mestre e atividades pastorais, em Cuiabá, até 2016.

Entre 2017 e 2023, esteve em Tangará da Serra, MT, como vigário paroquial. Somente neste ano de 2024 é que retornou a Cuiabá para cuidados de saúde e veio a Caxias do Sul para a Casa de Saúde São Pio, onde faleceu.

Como Igreja, nos unimos em prece para que o Senhor receba em sua glória este nosso irmão, que buscou viver o carisma de São Francisco e de Santa Clara. Que, na eternidade, possa encontrar a felicidade, a luz e a paz.

Descanse em paz. Amém.

Dom José Gislon, OFMCap.