O caminho dos discípulos de Jesus!
"Acolher o próximo como a mim mesmo é o mandamento que o Senhor nos deixou. É o mandamento que constrói a fraternidade de irmãos e irmãs na fé em Cristo Jesus"
Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! Como discípulos de Jesus Cristo, somos convidados a percorrer um caminho de luz com o Pai, que nos revela a sua sabedoria, e com o Filho, que nos mostra a nossa vocação. É um caminho plenamente humano, que nos é revelado aos poucos. O homem mortal, distante de Deus, não consegue compreender a sua vocação, inscrita no projeto divino; se comporta como um errante, na incerteza e sem destino definido. Seguidamente as suas preocupações tomam todo o espaço do seu coração, não deixando espaço para Deus na sua vida.
Todos são chamados à verdadeira liberdade de filhos e filhas de Deus. Nessa liberdade pode cumprir-se uma nova etapa do caminho de um cristão: onde cada um de nós é constituído irmão e amigo do Senhor Jesus, e pode também tornar-se seu discípulo, dedicando-se às coisas de Deus. Como Jesus, que obediente à vontade do Pai amou até o fim, cada um de nós pode amar a Deus, sem esquecer ou abandonar o próximo. Porque no amor ao próximo poder ver ou descobrir o rosto e a presença o Senhor.
Seguir Jesus é fazer com que a sua vontade dê um sentido à nossa existência, defina o nosso modo de viver, de amar, de cuidar da vida e da natureza. A realização plena da nossa humanidade está em Jesus, mediador entre Deus e os homens, e se cumpre através da escuta atenta da sua palavra. Através dela, Deus fala com amor e ternura ao nosso coração, conforta a nossa vida e dá sentido ao nosso existir.
O Senhor, na sua Palavra, nos convida a refletirmos profundamente sobre a nossa adesão a Ele, sobre o nosso seguimento de discípulos, numa Igreja em saída, sinodal e aberta ao sopro do Espírito Santo, no peregrinar da história. Escolher Jesus como amigo, como Senhor e mestre, para amá-lo plenamente, pode mudar os nossos projetos egoístas, reorganizar as nossas relações familiares, a nossa vida. Até os nossos sofrimentos e cansaços têm um outro sentido quando nos colocamos na presença de Deus, ou deixamos o Senhor fazer parte da nossa vida.
A sua presença dá uma nova dimensão às nossas ações, não porque não temos valor, mas porque, colocando o Senhor no centro do nosso coração, dando prioridade às coisas de Deus, à sua Palavra, ao seu Evangelho e ao Reino de Deus, todo o restante assume um novo sentido, e a vida passa a ser vivida com mais dignidade. Quando a nossa existência, as nossas relações fraternas, o nosso viver e sofrer tem Jesus no centro, quando assumimos o Evangelho como critério no agir e no pensar, tudo se torna “meio para caminhar seguindo os passos do Senhor”.
O homem, deixado a si mesmo, está distante da sua verdadeira vocação, mas o Pai, com a sua ternura, intervém de modo admirável, guardando a liberdade da sua criatura e doando a cada um de nós a sabedoria, que ensina e salva, prelúdio dos dons do Espírito Santo. Acolher o próximo como a mim mesmo é o mandamento que o Senhor nos deixou. É o mandamento que constrói a fraternidade de irmãos e irmãs na fé em Cristo Jesus.
Queridos irmãos e irmãs! Na nossa vida podemos cair na tentação de querer viver um cristianismo sem cruz e uma religião sem fé, mas apenas uma religião de consumo, sem compromisso com a vida, com a comunidade e com o Evangelho. O cristão é, antes de tudo, alguém que busca alimentar a sua vida de fé, de peregrino para a casa do Pai, através de uma intensa comunhão de amor com o Senhor Jesus na Eucaristia, mas também na caridade com os irmãos, manifestada no amor-serviço.
+ Dom José Gislon, OFMCap.
Bispo Diocesano de Caxias do Sul