DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Santuário de Caravaggio
25/05/2025

Organização e espiritualidade marcam o segundo dia da 146ª Romaria de Caravaggio

Neste sábado e domingo, dias 24 e 25 de maio, mais de 50 mil fiéis, estiveram no Santuário em mais uma marcante demonstração de fé, devoção e esperança

Organização e espiritualidade marcam o segundo dia da 146ª Romaria de Caravaggio

A 146ª Romaria ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio reuniu, neste sábado e domingo, dias 24 e 25 de maio, mais de 50 mil fiéis, em mais uma marcante demonstração de fé, devoção e esperança. Em meio a orações, cânticos, promessas e passos firmes, os romeiros seguiram em direção ao Santuário, em Farroupilha, renovando o gesto de amor e confiança na intercessão da Mãe de Caravaggio.

A manhã começou com intensa movimentação. Muitos peregrinos enfrentaram a instabilidade do tempo — com chuva e frio —, mas nem mesmo o clima incerto foi capaz de diminuir a força da fé que conduz milhares até os pés da Virgem. Devido às condições climáticas, a tradicional Missa Campal das 10h30min foi transferida para o interior da igreja, onde os devotos se reuniram em clima de profunda espiritualidade.

Na manhã deste domingo, o Santuário acolheu cerca de 10.336 pessoas, que chegaram em 1.514 veículos. Números que evidenciam o vigor da devoção popular e a continuidade de uma tradição que atravessa gerações.

Padre Ricardo Fontana, reitor do Santuário, destacou que mesmo diante dos desafios climáticos, a participação dos fiéis foi expressiva e tocante. “Duas palavras resumem o que vivemos hoje aqui: organização e espiritualidade. Esses sentimentos são partilhados por todos — desde os romeiros que caminham com fé até os grupos que colaboram para tornar possível este grande encontro com Nossa Senhora”, afirmou.


Na celebração das 17h, o reitor do Santuário deixou esta reflexão em sua homilia:

“Então, queridos irmãos e irmãs, busquemos sempre os caminhos da unidade, junto com a Igreja — hoje, junto com o Papa Leão XIV, com os bispos e com tudo aquilo que a Igreja nos oferece em suas riquezas e na estrutura essencial que são os sacramentos".

"Lembremos: o Espírito Santo age sobre a nossa Igreja. Recordemos os primeiros apóstolos. Como disse São Pedro: ‘Nós e o Espírito Santo decidimos enviar estes dois homens para dirimir essa questão.’ Alguns preceitos eram próprios da época, sim, mas permanece atual o chamado a nos constituirmos como o povo de Deus que caminha na comunhão e na unidade".

"E, por fim, tenhamos esta certeza: vislumbramos a esperança não apenas neste mundo, mas na eternidade. O livro do Apocalipse nos apresenta o novo mundo, a Jerusalém celeste. Um dia, nos reuniremos na pátria do céu. Esta é a meta para a qual peregrinamos nesta vida. A meta não é apenas Caravaggio. A meta é o céu. É o que lemos no Apocalipse.” — concluiu o reitor.

A mensagem de Nossa Senhora a Joaneta se atualiza continuamente: paz na sociedade, unidade na Igreja, amor nas famílias e amor no coração humano. E, encerrando, o reitor convidou os fiéis a rezarem com o Salmo 66: "Que Deus nos dê a sua bênção e a sua graça. Que sua face resplandeça sobre nós. Que esta luz nos revele os caminhos de Deus".


Confira a programação da festa neste 26 de maio:


Missas:
06h, 07h, 08h, 09h,
10h30min — Solene Missa Campal,
12h, 13h, 15h, 16h, 17h.

14h — Recitação do Terço

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias