Padres da Diocese de Caxias do Sul se reúnem para dois dias de atualização e formação sobre gestão administrativa e pastoral
Encontro, no Centro Diocesano de Formação Pastoral, contou com a assessoria do escritório Benincá Soluções Contabeis, que assessora a Mitra Diocesana, além da participação da equipe de colaboradores da Cúria Diocesana
O clero diocesano e religioso que atua nas paróquias e comunidades da Diocese de Caxias do Sul esteve reunido na terça e quarta-feira, 11 e 12 de novembro, no Centro Diocesano de Formação Pastoral (CDFP), para dois dias de formação e atualização sobre a gestão administrativa e pastoral. O encontro foi assessorado pela equipe do escritório Benincá Soluções Contabeis, de Erechim, que assessora a Mitra Diocesana e teve a presença do bispo de Caxias do Sul, Dom José Gislon.
Durante os dois dias foram tratados diversos temas, tais como a organização canônica e jurídica da Diocese de Caxias do Sul, além da abordagem sobre as obrigações contábeis e fiscais da Igreja Católica perante a legislação brasileira. Além disso, foram tratadas as situações de corresponsabilidade das paróquias e suas comunidades para com a Diocese e vice-versa, buscando atender o que pede a Lei, amparados pelo acordo Brasil-Santa Sé.
O diretor da Benincá Soluções Contábeis, Ildo Benincá, conduziu grande parte do encontro. Ele salienta o caminho realizado pela Diocese de Caxias do Sul em vista do seu processo de organização em diversas áreas, dentre as quais a relação jurídica e canônica e a regularização de pessoal e do patrimônio. "A gente vê o interesse dos padres nesse trabalho, sobretudo dos párocos. Como é importante o trabalho da evangelização, da pastoral, esse lado administrativo que também lhe toca para a gestão da sua paróquia. Por isso, eles nos questionaram, perguntaram, tiraram dúvidas. Isso foi algo muito importante que valorizamos, de fato essa jornada de estudo".
O encontro contou com a presença da equipe de colaboradores da Cúria Diocesana, além de participações da assessoria jurídica e patrimonial. Benincá salientou também que esses dias de formação com o clero são o primeiro passo a partir de um trabalho já realizado e que deve se expandir. "Em seguida, esse treinamento vai se estender também para as lideranças leigas, para as secretárias", completou.


