Região Pastoral Garibaldi
25/04/2024

Paróquia de Marcorama irá celebra o seu padroeiro, São Marcos e os 75 anos da Igreja Matriz

A Paróquia de Marcorama, distrito de Garibaldi, irá celebrar o seu padroeiro, São Marcos e os 75 anos da Igreja Matriz. A devoção ao Primeiro Evangelista foi trazida pelos primeiros imigrantes italianos que se instalaram na localidade. São Marcos é também o patrono da região Vêneta, origem dos imigrantes.

A atual Igreja foi inaugurada com uma festa nos dias 23 e 24 de janeiro de 1949. No seguinte foi abençoado o retábulo mor e em 1952, os retábulos laterais, todos entalhados em madeira pela empresa Alexandre Barteli & Filhos de Farroupilha. Destaca-se a fachada, apresentando traços da colonização italiana, com os nichos, e do Art Decó, estilo arquitetônico recebido no Brasil na década da construção. Em 1959, com a criação da Paróquia, a capela foi elevada à categoria de Matriz.

Para a celebração do Padroeiro e do aniversário da Igreja, a comunidade preparou uma programação religiosa, artístico e social iniciando nesta quinta-feira, 25 de abril, festa litúrgica de São Marcos. Às 19h30min será celebrada a Missa, presidida pelo vigário geral e coordenador de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira.

No sábado, 27 de abril,  às 17h45min, a Igreja Matriz será o espaço de apresentação do Quarteto de Saxofones da Orquestra Municipal de Garibaldi e do Imagina Coro, projeto de educação musical para crianças e adolescentes. Após, o jantar no Salão Comunitário, conclui a programação.

Dentro de uma Comunidade, o espaço de celebração é sempre muito especial. O templo é símbolo da Igreja. Em Cristo, formamos um corpo único, do qual somos membros (Cf. 1Cor 12,27). Em Cristo, somos também um templo espiritual (Cf. 1Cor 3,17), do qual somos pedras vivas, tendo o Senhor como pedra angular (Cf. 2Pe. 2,5-6).