Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Antônio Prado, inicia ano jubilar pelos 120 anos de criação
Na noite do dia 11 de fevereiro, festa de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira do Município e dia dos 121 anos de emancipação política, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Antônio Prado deu ...
Na noite do dia 11 de fevereiro, festa de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira do Município e dia dos 121 anos de emancipação política, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Antônio Prado deu abertura ao jubileu pelos seus 120 anos de fundação, com uma missa na Gruta Natural, seguida de procissão luminosa até a Igreja Matriz onde foram solenemente abertas pelo pároco atual, Padre Décio Podenski e pelo futuro pároco, Padre Kleiton Pena, as portas da Igreja como sinal da “entrada” no novo Ano Jubilar.
A Paróquia de Antônio Prado foi fundada por ato do então Arcebispo do Rio Grande do Sul, Dom Claudio José Gonçalves Ponce de Leão, em 31 de maio de 1900, sendo seu primeiro Pároco o padre italiano Cármine Fasulo – que foi quem posteriormente fundou também os primórdios do jornal Correio Riograndense. Foi ele também que promoveu a vinda dos irmãos lassalistas à Caxias do Sul.
A história de fé em Antônio Prado coincide com a chegada dos imigrantes à Colônia de Antônio Prado, os quais foram atendidos inicialmente pelo padre Alexandre Pelegrini, italiano de Cavaion Veronese, que rezou a primeira missa, construiu a primeira igreja e deu impulso à evangelização dos recém chegados da Itália e Polônia.
Ao longo destes 120 anos, muitos foram os sacerdotes que doaram suas vidas pela evangelização da população pradense. Dom João Becker, segundo Arcebispo de Porto Alegre – circunscrição à qual pertencia Antônio Prado e todo o território da atual Diocese de Caxias do Sul – numa de suas visitas pastorais nos primórdios do século XX afirmava que a Paróquia de Antônio Prado era a pérola das paróquias coloniais da arquidiocese pela sua organização e fervor religioso. Com a criação da Diocese de Caxias do Sul, Antônio Prado passou a pertencer a esta circunscrição eclesiástica pela proximidade territorial e vinculação cultural.
Merece destaque a atuação das Irmãs de São José e dos Irmãos Maristas na paróquia durante muitos anos, tendo sido Antônio Prado a fonte de inúmeras vocações religiosas e sacerdotais, dos quais destacam-se os Bispos Dom Orlando Dotti e Dom Neri José Tondello.
Ao longo do ano de 2020 a Paróquia promoverá diversas atividades religiosas e sociais para recordar a caminhada de fé destes 120 anos.
O logotipo do Ano Jubilar, desenvolvido por Michel Mondadori. O logo é composto do número 120, no qual está o vitral central da Igreja Matriz com o Bom Pastor que busca a ovelha perdida. Traz presente a história de fé do povo pradense através da construção da igreja – templo material e espiritual – e o trabalho evangelizador ao longo dos 120 anos a exemplo do Bom Pastor.
Também foi composto um Hino Jubilar e uma oração para fazerem memória e impulsionar o ardor missionário da paróquia.
Com informações Maurício Venturin Chini