DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
06/08/2021

Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves celebra 137 anos de criação

Missa solene em ação de graças será celebrada às 18h, no Santuário Santo Antônio   ...

Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves celebra 137 anos de criação

Missa solene em ação de graças será celebrada às 18h, no Santuário Santo Antônio

 

A Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves, irá celebrar seus 137 anos, nesta sexta-feira, 06 de agosto. Criada em 1884, na então Colônia Dona Isabel, hoje atende o Santuário, no centro da cidade, e outras 25 comunidades nos bairros e no interior do município. A Missa solene em ação de graças será celebrada às 18h, no Santuário Santo Antônio, o que também marca a festa litúrgica da Transfiguração de Jesus.

 

Ainda antes de ser transformada em Paróquia, a Colônia Dona Isabel sempre foi marcada pela fé de seu povo, aliada aos valores da família e do trabalho. Em 30 de setembro de 1876, pouco mais de um ano após a chegada dos Imigrantes Italianos, o padre Bartolomeu Tiecher celebrou a primeira Missa, nas proximidades do atual Santuário. De lá para cá, cresceu a devoção a Santo Antônio, que se tornou o padroeiro de Bento Gonçalves e os próprios festejos a ele dedicados, que são os mais antigos da Imigração, chegando à 143ª edição neste ano de 2021.

 

Atualmente, a equipe sacerdotal da Paróquia Santo Antônio é composta pelo padre Ricardo Fontana, pároco e pelos vigários paroquiais, Júlio Giordani, João Roberto Masiero, Lucivan Francieski e Luís Carlos Conci e conta com a cooperação das Irmãs de Jesus Bom Pastor, conhecidas como Pastorinhas, há 68 anos. Hoje, servem à comunidade as religiosas Lídia Villani, Vanda Terezinha Bisatto e Vergínia Fabbro.

 

A igreja matriz da Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves, celebra em 31 de dezembro de cada ano, a data de sua elevação à categoria de Santuário Diocesano. O decreto foi assinado pelo então arcebispo de Porto Alegre, dom João Becker, em 27 de dezembro de 1934 e passou a valer no dia 31 do mesmo mês, na comemoração solene do cinquentenário de criação da Paróquia. O jubileu de 85 anos da elevação foi celebrado em 31 de dezembro de 2019, por dom José Gislon.

 

"A Paróquia foi instituída canonicamente pelo arcebispo, dom Sebastião Dias Laranjeira, e teve como primeiro pároco, o padre Giovanni Menegotto. A fé do nosso povo, que trouxe um pequeno quadro de Santo Antônio e diante dele, com sua devoção, as pessoas foram vencendo os desafios do início da colonização e unindo famílias diante da fé singela e das pequenas devoções e da récita do Terço. Assim, desde 1876, quando o padre Batolomeu Tiecher celebrou a primeira Missa, a fé se construiu em bases sólidas, neste chão bordado de montanhas verdejantes e depois foi sendo enaltecida pelos verde parreirais, que se tornou a Capital do Vinho, nossa querida Bento Gonçalves. Este dias 06 de agosto é um dia da graça do Senhor, porque enaltece a fé do nosso povo, o trabalho das nossas famílias e, sobretudo, o amor dedicado a Deus através Santo Antônio. A impressão que deixamos para este tempo que vivemos é que, mesmo em meio a dias nublados, temos a certeza que este Santuário resplandece de fé em meio a tantas turbulências. Com a graça de Deus, somos agradecidos por tantas pessoas, devotos e peregrinos, que chegam a este Santuário, ajudando os mais pobres e também sempre levando algo para sua devoção, para sua fé e para suas vidas. Deus seja louvado pelos 137 anos da Paróquia Santo Antônio e por, neste Santuário, a luz de Cristo brilhar como esperança para o povo. Paz e bem", salienta o pároco, padre Ricardo Fontana

 

A Paróquia soma um grande esforço de lideranças que dão sustentação às ações pastorais e de caridade. São mais de 1.500 voluntários em 64 frentes de trabalho religioso, pastoral e social, destacando-se o serviço de caridade aos mais necessitados, a comunicação, o atendimento diário dos sacerdotes e a iniciação à Vida Cristã.

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias