Paróquia São Pedro de Garibaldi vivencia as Missões Populares do Pós-noviciado dos Capuchinhos
Com o tema, “Vocação, gratidão e esperança“ - “Sereis minhas testemunhas até os confins do mundo” (cf At 1,8), o encontro mobilizado por 30 missionários, possibilitou aos paroquianos momentos de reflexão acerca da sua vocação
A Paróquia São Pedro de Garibaldi, promoveu de 18 a 22 de setembro, Missões Populares do Pós-noviciado dos Freis Capuchinhos. Com o tema, “Vocação, gratidão e esperança“ - “Sereis minhas testemunhas até os confins do mundo” (cf At 1,8), o encontro mobilizado por 30 missionários, possibilitou aos paroquianos momentos de reflexão a respeito dos valores cristãos e acerca da sua vocação. Além disso, na ocasião foi recordado o aniversário de 70 anos de profissão religiosa de Frei Clemente Dotti, o aniversário sacerdotal de 60 anos do vigário paroquial Frei Aldo Colombo, e o aniversário de 71 anos de vida consagrada de Frei Honorato Simionatto, juntamente com centenário da Igreja Matriz.
A programação iniciou na quarta-feira, 18 de setembro, com a Santa Missa de abertura, presidida pelo pároco frei Edson Gilberto Cecchin, e concelebrada por frei Vilmar Dal Agnol, frei Rafael de Lima, frei Genésio Fracasso, frei Sérgio Dal Morro, frei Juan Miguel e frei Evaldo Valdir de Freitas. Em sua homilia, frei Edson destacou que a vocação, a gratidão, a oração e a esperança são a motivação para a aproximação com Deus. Ainda sobre o Evangelho, salientou a importância de estar ao redor da mesa em família, o qual é considerado um momento de graça e partilha, uma bênção de Deus sobre cada um.
Ao final da celebração, ocorreu o envio dos missionários para as comunidades, onde atuaram no período de 19 a 21 de setembro, através de várias atividades como visitas aos doentes e as escolas, bênção às casas, e momentos de reflexão e espiritualidade a respeito do tema “vocação”. Todas essas atividades foram importantes para reestabelecer os laços do homem junto a Jesus Cristo.
Após a Santa Missa de abertura, ocorreu o momento de formação com os jovens da Catequese da terceira e quarta etapas, conduzido pelos freis e noviços. Na ocasião, eles realizaram momentos de animação e dinâmicas promovendo a reflexão a respeito dos valores cristãos, bem como a interação entre os catequizandos. Foram abordados assuntos como a diferença entre vocação e profissão, através de uma reflexão, na qual foi apresentada a vida de Carlo Acutis e São Francisco de Assis, com o objetivo de demonstrar que a santidade pode ser alcançada por todos os que estão abertos ao chamado. O encontro finalizou com o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento.
Na sexta-feira, 20 de setembro, ocorreu o momento de oração junto à Santa Missa na igreja Matriz. Este mesmo encontro, também ocorreu em todas as trinta comunidades pertencentes à Paróquia São Pedro em diferentes dias. A Santa Missa, foi presidida pelo frei Édson Cecchin, com a participação dos missionários Mateus Dalpizzol e Matheus Fernandes da Silva, que durante a Santa Missa, realizaram um momento de reflexão a respeito das vocações e da importância da participação de todos na vida da Igreja. Ao final da celebração, foi plantado um pé de oliveira na área externa, próximo ao capitel São Francisco, como analogia ao desejo da colheita de muitos frutos da árvore plantada durante esse período de missões populares ocorridos na Paróquia.
No domingo, 22 de setembro, ocorreu na igreja Matriz, a Santa Missa de encerramento das Missões Vocacionais. Estiveram presentes, o provincial dos Capuchinhos, frei Álvaro Morés, o pároco Frei Edson Cecchin, o vigário paroquial, frei Aldo Colombo e demais Freis Capuchinhos, pós-noviços e postulantes. Durante a celebração, em que a liturgia foi preparada pelos próprios freis, ocorreu a procissão de entrada, com a presença de representantes das comunidades da Paróquia, seguida pela imagem de Nossa Senhora de Fátima, pelos sacerdotes e os missionários, que traziam consigo uma colcha de retalhos, onde cada retalho, apresentava mensagens de carinho dos membros de cada comunidade.
Na homília, frei Alvaro, destacou vários elementos do Evangelho, dentre eles, a importância de servir a Deus apenas pelo verdadeiro amor a Jesus Cristo. Além disso, destacou a importância de orar pelas vocações, em especial pelos freis, pós-noviços e postulantes que estiveram a frente das missões e agradeceu pelo belo trabalho que desempenham junto às paróquias que visitam.
No ofertório, a comunidade teve a oportunidade de colocar suas preces, intenções e agradecimentos junto aos pés de Nossa Senhora de Fatima. Após a bênção final, a despedida dos missionários foi marcada por emoção e alegria pelo sentimento de tarefa cumprida.