Primeiro Razões da Fé do mês de fevereiro aborda o espaço litúrgico das igrejas a partir da história e dos elementos
Entre as perguntas e respostas está: "o que diferencia tecnicamente uma igreja católica de uma simples construção arquitetônica ou um auditório? O que uma igreja precisa ter?"
O programa Razões da Fé que vai ao ar de forma inédita nesta quarta-feira, 04 de fevereiro, pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio FM 95.7 e pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul, aborda a temática do espaço litúrgico. A produção é a primeira de duas partes que abordam essa construção histórica e teológica que se fez ao longo dos séculos para reunir a comunidade de fé.
Nesta primeira parte, o programa recebe o padre Kleiton Pena, que tem especialização em Arte Sacra pela Universidade Salesiana de São Paulo e faz parte da Comissão de Arquitetura e Arte Sacra da Diocese de Caxias do Sul, além de ser pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Antônio Prado. A conversa com o assessor de comunicação da Diocese, Felipe Padilha, traz como tema principal: "Mais que paredes: Igreja, lugar da comunidade".
Entre as perguntas e respostas está: "o que diferencia tecnicamente uma igreja católica de uma simples construção arquitetônica ou um auditório? O que uma igreja precisa ter?". Além disso, são tratadas questões da arquitetura romana, a organização do espaço litúrgico ao longo dos séculos, a importância dos objetos litúrgicos e a necessária formação do povo de Deus.
Produzido pela Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Caxias do Sul, o Razões da Fé tem sua exibição inédita às quartas-feiras, às 20h, pela Rádio Miriam Caravaggio FM 95.7 e pelas redes sociais YouTube e Facebook da Diocese. Ele também é reprisado aos domingos, das 07h às 08h e das 22h às 23h, na Rádio Miriam Caravaggio. Além disso, o conteúdo é veiculado às terças-feiras pela TV Serra (canal 526 da NET) em Farroupilha.
O programa reafirma seu compromisso de ser um instrumento de formação para todos os católicos, trazendo convidados que representam os diversos grupos, pastorais, movimentos e comunidades da Diocese de Caxias do Sul, sempre em sintonia com os ensinamentos da Igreja.


