DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Rádio Miriam Caravaggio
22/09/2023

Programa Razões da Fé reflete sobre o Sínodo 2021-2024 a partir dos temas: comunhão, participação e missão

No bate-papo, o assessor diocesano do Setor Juventude, padre Gustavo Predebon, e o assessor de comunicação da Diocese de Caxias do Sul, Felipe Padilha, abordam os aspectos históricos dos sínodos e o processo sinodal convocado pelo Papa Francisco

Programa Razões da Fé reflete sobre o Sínodo 2021-2024 a partir dos temas: comunhão, participação e missão

"Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão" é o tema do programa Razões da Fé que vai ao ar pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio FM 95.7 e pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul no último domingo do mês de setembro, dia 24. Com o objetivo de recordar os aspectos históricos dos sínodos realizados pela Igreja ao longo dos séculos e, sobretudo, a partir do Concílio Vaticano II, o bate-papo canaliza suas percepções para a importância o processo sinodal convocado pelo Papa Francisco em 2021 e que se estende até 2024, com sua primeia assembleia a ser realizada em Roma ao longo do mês de outubro.

O debate entre o assessor diocesano do Setor Juventude, padre Gustavo Predebon, e o assessor de comunicação da Diocese de Caxias do Sul, jornalista Felipe Padilha, recorda a caminhada feita pelo Conselho de Leigos e Leigas da Diocese desde julho de 2021, quando o Papa Francisco deu início ao processo. Durante o período de outubro daquele ano, até a metade de 2022, as Igrejas locais de todo o mundo foram chamadas a realizar processos de escuta e síntese sobre o "caminho juntos" empreendido pela Igreja Católica ao longo da história, reafirmando os pontos fortes e salientando as necessidades de atenção para a organização eclesial que esteja à serviço da evangelização, ouvindo o Espírito Santo.

Durante o bate-papo são recordadas as últimas assembleias sinodais realizadas pela Igreja, com o olhar à família, aos jovens e à Casa Comum, com foco na Amazônia. Assim, torna-se mais claro objetivo do Papa Francisco de convocar a Igreja toda para uma grande reflexão sobre a comunhão, a participação e missão, bem expressados também no Instrumentum Laboris, o instrumento de trabalho da assembleia sinodal que irá acontecer ao longo do mês de outubro.

A caminhada diocesana realizada à luz da proposta do Sínodo dos Bispos 2021-2024 também ganhou destaque no programa. Os debatedores recordaram que os encontros dos conselhos diocesanos de pastoral têm dado ênfase à necessidade de que os conselhos comunitários e paroquiais de pastoral sejam, de fato, espaços de sinodalidade e comunhão.

Produzido pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul, o programa vai ao ar aos domingos, das 07h às 08h, pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio, FM 95.7, com reprise às 22h. O Razões da Fé também é gravado em áudio e vídeo e tem sua veiculação também nas plataformas digitais: aos domingos, a partir das 09h, estará no Spotify da Rádio Miriam Caravaggio e, à noite, a partir das 20h30min, pelo Facebook e YouTube da Diocese de Caxias do Sul, além da seção de áudios no site da Diocese. Nas terças-feiras, o conteúdo também é veiculado pela TV Serra, canal 526 da NET, em Farroupilha.

O programa Razões da Fé deseja ser um instrumento de formação para todos os católicos, sempre de acordo com os documentos da Igreja, contando com convidados que integrem grupos, pastorais, movimentos e comunidades da Diocese de Caxias do Sul.

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias