Seminário Maior São José da Diocese de Caxias realiza o Encontro de Amigos do Seminário nos 20 anos da nova Casa
Encontro iniciou com a apresentação do documentário dos 20 anos da sede do Seminário, seguida da Missa presidida pelo padre Eleandro Teles; logo depois, uma confraternização reuniu seminaristas, padres e leigos que têm ligação com a Casa
O Seminário Maior São José, de Caxias do Sul, casa dos seminaristas do Curso Propedêutico e do Discipulado (Filosofia) da Diocese de Caxias do Sul celebrou, no domingo, 16 de novembro, o tradicional Encontro de Amigos do Seminário. Mais de 60 pessoas que têm ligação de trabalho pastoral, docente e vínculos de animação vocacional participaram do momento celebrativo.
A atividade iniciou com a apresentação de um documentário produzido como projeto final da disciplina de Comunicação Social pelo seminarista Fernando Dal Pozzo, do Propedêutico de 2025. O objetivo do audiovisual, supervisionado pela professora Larissa Rizzon, é resgatar a trajetória da casa através dos testemunhos de ex-reitores, amigos e colaboradores, buscando "transmitir essa belíssima história e manter viva na memória dos que vierem". O material foi gravado e editado pela RUAH Comunicação, agência que presta assessoria de comunicação para a Diocese.
Na sequência, aconteceu a Santa Missa, presidida pelo reitor, padre Eleandro Teles. A Eucaristia foi concelebrada por diversos sacerdotes que participam da vida formativa da Casa. A animação litúrgica foi feita pela equipe da banda Missionário Shalom, que foi hóspede do Seminário Maior São José durante a realização do Bote Fé. O Encontro dos Amigos do Seminário teve continuidade com uma confraternização e convivência.
Um marco na história da Diocese
Embora o Seminário Maior São José tenha sido formalmente criado em 19 de março de 1978, por Dom Benedito Zorzi, seus seminaristas da etapa do Discipulado (Filosofia) passaram anos divididos, com residências junto à Paróquia Santa Catarina, no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Caxias, e junto ao Seminário Maior São Lucas, em Viamão.
A decisão de construir uma sede unificada foi tomada em 2003, pelo Conselho de Presbíteros e pelo terceiro bispo diocesano, Dom Paulo Moretto. Com as obras praticamente concluídas, a inauguração solene do novo prédio ocorreu exatamente há 20 anos, em 31 de outubro de 2005, com uma Missa presidida por Dom Paulo e com a presença de padres, seminaristas, leigos e colaboradores.


