DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Coordenação de Pastoral
14/07/2025

Sinodalidade, Censo do IBGE, escuta diocesana e novas diretrizes iluminam Conselho de Pastoral da Diocese de Caxias

O encontro fortaleceu o exercício da "Conversa no Espírito", método recordado pelo Papa Francisco para o processo sinodal 2021-2024; a partir das percepções dos conselheiros, surgiram apontamentos para a Assembleia Diocesana, em 06 de dezembro

Sinodalidade, Censo do IBGE, escuta diocesana e novas diretrizes iluminam Conselho de Pastoral da Diocese de Caxias

O sábado, 12 de julho, foi marcado pelo segundo encontro do Conselho de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul para neste ano de 2025. A atividade reuniu mais de 80 pessoas no Centro Diocesano de Formação Pastoral (CDFP) e contou com diversas pautas que apontam para a organização do novo Plano Diocesano de Pastoral. Dom José Gislon, bispo diocesano, participou do encontro e ressaltou a importância do processo de escuta realizado pela Igreja local, em comunhão com a Igreja Católica presente no mundo, seguindo o que foi iniciado pelo Papa Francisco e que está sendo continuado pelo Papa Leão XIV.

A capela do Centro de Pastoral foi o lugar do início do Conselho. Diante do Santíssimo Sacramento, o bispo, os padres, a equipe de coordenação diocesana de Pastoral, as coordenações regionais e todos os conselheiros puderam depoisitar diante do Senhor a realidade eclesial da Diocese de Caxias do Sul. Com refrões, leituras bíblicas e diversos momentos de silêncio, o grupo se colocou como instrumento de Deus para avaliar e pensar a caminhada da Igreja que reúne quase mil comunidades, em 73 paróquias de 32 cidades.

No plenário do Centro de Pastoral, o assessor do Setor Juventude da Diocese, padre Gustavo Predebon apresentou alguns aspectos presentes no Documento Final do Sínodo sobre a Sinodalidade, transformado magistério pontifício pelo Papa Francisco. Ele recordou o que o Sínodo buscou ressignificar: a dignidade batismal de todos os filhos de Deus, independente de sua vocação específica, a prática da sinodalidade não como mero conteúdo, mas como forma e processo de trabalho da Igreja.

A sequência desta contextualização foi a vivência do exercício da "Conversa no Espírito", método recordado pelo Papa Francisco no processo sinodal. Essa forma de trabalho exige a oração constante, a escuta vulnerável e a compreensão de que o Espírito Santo fala à Igreja por meio dos batizados. Em pequenos grupos, recordaram o processo vivido entre os meses de novembro de 2024 e junho de 2025, com a visita e escuta das comunidades da Diocese. Todos puderam falar e exerceram também a missão de escutar, para chegarem a consensos para a pergunta: "Quais os sinais de sinodalidade que o grupo está percebendo na vida da Diocese, especialmente na experiência da escuta do povo de deus nas comunidades (Projeto Vozes da Esperança) e também os desafios à sinodalidade percebidos?".

Depois do exercício da "Conversa no Espírito" aconteceu a plenária, onde os secretários de cada grupo sintetizaram os sinais que apareceram durante esse tempo de partilha. A sequência disso foi a apresentação do contexto dos que se dizem católicos nas cidades do território da Diocese de Caxias do Sul, a partir do Censo 2022 do IBGE. O estudo evidencia o aumento da população na maioria dos municípios e a redução de mais de 79 mil pessoas que se declaravam católicas no levantamento de 2010 em relação ao atual. Além disso, o crescimento do número de evangélicos e a explosão de mais de 100% dos sem religião em 12 anos. O assessor de comunicação da Diocese, Felipe Padilha, apresentou os dados e alguns questionamentos acerca da efetividade das estratégias de evangelização.

Na parte da tarde, o coordenador de Pastoral e vigário geral da Diocese de Caxias do Sul apresentou o caminho que a Igreja no Brasil está realizando para construir as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE), que passam a adotar a imagem da tenda, narrada no capítulo 54, versículo 2 do livro do profeta Isaías, a partir de quatro aspectos: Iniciação à Vida Cristã; Liturgia e Piedade Popular; Comunidades de discípulos missionários; e cuidar das fragilidades do povo e da Casa Comum.

Novamente em grupos, os participantes realizaram a experiência da "Conversa no Espírito", a partir da pergunta: "Em que precisamos alargar a tenda da evangelização para que a Igreja se torne mais missionária?". A plenária ofereceu também apontamentos para a realização da Assembleia Diocesana de Pastoral, no dia 06 de dezembro, entre as quais, que o encontro deverá ter como participantes natos: 01 (um) representante de cada paróquia; 01 (um) jovem de cada paróquia, os conselheiros de cada Região e os coordenadores de pastorais, movimentos e organismos presentes na Diocese.

O Conselho Diocesano também pontuou na importância de se trazer um assessor para ajudar a Diocese, a partir da compilação e síntese da escuta do projeto Vozes da Esperança de cada Região de Pastoral, para colaborar com as linhas gerais da construção do novo Plano Diocesano.

Logo abaixo você tem acesso aos arquivos de slides apresentados durante a reunião do Conselho.

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias