Última noite do tríduo da Festa de Santa Teresa D'Ávila olha para a cruz de Cristo e homenageia a Mãe Aparecida
Dom José Gislon presidiu a última noite que prepara os festejos de 2025; neste ano, em comunhão com o Jubileu dos Peregrinos da Esperança, a Catedral celebra 125 anos da dedicação da então Igreja Matriz de Santa Teresa, em 1900
Repetindo a boa participação de fiéis das outras duas noites, a conclusão do tríduo que prepara a Festa de Santa Teresa D'Ávila, no domingo, 12 de outubro, foi marcada pelo olhar à cruz de Cristo e a homenagem a Nossa Senhora Aparecida, na Catedral Diocesana de Caxias do Sul - Paróquia Santa Teresa D'Ávila. O bispo diocesano, Dom José Gislon, presidiu a Missa com a temática "Na Cruz de Cristo, nossa Esperança". A Eucaristia foi concelebrada pelo pároco, padre Volnei Vanassi.
Antes do início da celebração, com a Catedral na penumbra e uma luz focando a imagem de Santa Teresa, foi recitado um poema de sua autoria no qual ela fala sobre a cruz como estandarte da vitória da vida sobre a morte. Logo depois, a procissão de entrada teve a participação de leigos que atuam nos serviços e pastorais que levaram até o presbitério a Cruz do Jubileu de 2025. Atrás, a imagem da Padroeira de Caxias do Sul conduziu os fiéis à oração enquanto toda a comunidade se unia cantando com o Coral Santa Teresa.
Ao final, dois gestos marcaram a conclusão do tríduo: após algumas breves palavras do pároco, padre Volnei Vanassi, leigos das pastorais e serviços distribuíram ao povo de Deus um cartão com um crucifixo, que foi abençoado por Dom José, para recordar a importância da cruz de Cristo para os católicos; da entrada da Catedral uma família levou até o altar a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que foi coroada e homenageada com pétalas de rosas. O bispo diocesano abençoou as crianças e as famílias com a Padroeira do Brasil.
Dom José Gislon salienta que a espiritualidade de Santa Teresa D'Ávila é um farol que aponta para Jesus e deve ser modelo para a sociedade caxiense, que nasceu sob sua intercessão. "Santa Teresa é uma pessoa especial na caminhada da Igreja porque ela se colocava muito na escuta do Crucificado e também alimentava sua caminhada de vida espiritual com o Cristo Eucarístico. Ela foi uma mística, mas ao mesmo tempo ela deixou uma obra muito bonita nos seus escritos que marcaram e continuam marcando ainda a caminhada espiritual de toda a Igreja. Para Caxias do Sul tem um significado muito bonito porque nos lembra acima de tudo o berço dos imigrantes que aqui chegaram. Ela marcou época, marcou a história e continua marcando a história também da caminhada do povo de Deus da nossa cidade".
Programação intensa até a quarta-feira, dia 15
Na segunda-feira, 13 de outubro, a um momento cultural recorda a importância da Igreja-Mãe da Diocese de Caxias do Sul. A Orquestra Acadêmica da Universidade de Caxias do Sul (UCS) vai se apresentar na Catedral às 20h, sob a regência do Maestro Fábio Alves e com a participação dos solistas Karina Dante (Soprano) e Maicon Cassânego (Tenor).
A terça-feira, 14 de outubro, será um marco histórico para a Diocese. Às 19h, a Mssa solene vai celebrar os 125 anos da dedicação da Catedral Santa Teresa. Presidida por Dom José Gislon e com a presença do bispo emérito Dom Alessandro Ruffinoni, a celebração refletirá sobre o tema "Igreja, Povo de Deus peregrino da Esperança". Após a Missa, às 20h, haverá uma confraternização no Espaço Mater Dei.
Foi em outubro de 1900 que o bispo da então única diocese do estado, a Diocese de São Pedro do Rio Grande do Sul, Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, dedicou a Igreja Matriz de Caxias do Sul. Anos mais tarde, em 1934, com a criação da Diocese de Caxias do Sul, desmembrada da Arquidiocese de Porto Alegre, a igreja foi elevada à dignidade de Catedral.
Finalmente, na quarta-feira, 15 de outubro, a cidade celebra o Dia de Santa Teresa, padroeira de Caxias do Sul. A programação vai se estender ao longo do dia, iniciando com a Bênção dos Padres nas escadarias da Catedral Diocesana, das 10h às 17h. Na ocasião, voluntários da Casa Madre Teresa estarão fazendo a arrecadação de alimentos não perecíveis, fraldas infantis e geriátricas e remédios dentro do prazo de validade
Na quarta-feira, dia 15, estão mantidas as Missas do meio-dia e 16h. Às 19h, o pároco da Catedral, padre Volnei Vanassi, irá presidir a Missa com bênção aos professores e a participação especial do Coral Santa Teresa, encerrando os festejos.