Santuário de Caravaggio
01/02/2023

123ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio acontece nesta quinta-feira, 02 de fevereiro

“Fonte viva e copiosa, rogai por nós” é o lema desta edição, que recorda a aparição na Itália e está representada em um dos novos vitrais do Santuário, que completa 60 anos de inauguração

O trabalho dos agricultores e a devoção por Nossa Senhora de Caravaggio serão celebrados nesta quinta-feira, 02 de fevereiro, na 123ª edição da Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio, que ocorre no Santuário de Farroupilha. Momento de agradecer pelos frutos colhidos e pedir proteção para o trabalho e, sobretudo, à natureza.

A festa que ocorre há 123 anos é fundamental para lembrar o cuidado com a vida e o meio ambiente. Nesta quinta-feira, a programação contempla Missas, récita do terço e a tão aguardada bênção das máquinas agrícolas. “Fonte viva e copiosa, rogai por nós” é o lema desta edição, que recorda a aparição na Itália e está representada em um dos novos vitrais do santuário.

A 123ª Romaria Votiva, abre as atividades alusivas aos 60 anos do novo Santuário, inaugurado no dia 02 de fevereiro de 1963. Às 10h acontece a Missa solene presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, com transmissão pelas redes sociais do Santuário e da Diocese, além da Rádio Miriam Caravaggio. Após a celebração, será realizada a tradicional procissão motorizada com os tratores e máquinas agrícolas pela avenida em frente ao Santuário, seguida da bênção aos implementos.

Serão celebradas ainda as Missas das 08h, 15h e 17h. Ao meio-dia acontece o almoço festivo e, às 18h, a récita do Terço.

A programação iniciou-se no dia 24 de janeiro com celebrações que envolveram diversas comunidades de Pinto Bandeira, Nova Roma do Sul, Caxias do Sul, Flores da Cunha e Farroupilha. Participaram da novena as paróquias de Nossa Senhora de Caravaggio (Farroupilha/ Flores da Cunha), São Pedro e São Paulo (Nova Roma do Sul), Santo Antônio (Forqueta - Caxias do Sul), São Marcos (Farroupilha),  Santa Cruz (Nova Milano - Farroupilha),  Jesus Ressuscitado (Farroupilha),  Nossa Senhora do Rosário de Pompéia (Pinto Bandeira), Jesus Bom Pastor (Farroupilha) e Sagrado Coração (Farroupilha).

Em cada celebração, as paróquias demonstraram emoção, entrega e devoção. Os líderes de cada comunidade levaram até o altar símbolos representando suas localidades, juntamente com cestas de frutas, resultado do trabalho árduo dos agricultores de cada paróquia.

Dia Festivo – 02 de Fevereiro
08h - Missa
10h - Missa Solene e bênção das máquinas agrícolas.
12h - Almoço Festivo
15h - Missa
17h - Missa
18h – Récita do Terço

História da Romaria Votiva

No final do século XIX, Farroupilha e região enfrentou uma grande estiagem. Já eram cerca de seis meses que não chovia. No dia 02 de fevereiro de 1899, realizou-se uma procissão para implorar a graça da chuva. Agricultores de várias comunidades vizinhas se dirigiram à Caravaggio a pé em uma caminhada de oração e penitência para suplicar a intercessão de Nossa Senhora. No mesmo dia, ocorreu uma chuva torrencial, que marcou profundamente o povo de toda a região. A chuva foi recebida como uma graça extraordinária. O padre e os paroquianos emitiram o voto de ser feita todos os anos, em fevereiro, uma festa de agradecimento a Nossa Senhora pela graça da chuva. É assim denominada a festa ou romaria votiva, que ocorre anualmente no dia 02 de fevereiro.