Em abril de 2025, a Diocese de Caxias do Sul realizou a sessão de instalação oficial da Comissão Diocesana de Tutela dos Menores e das Pessoas Vulneráveis. A criação da Comissão Diocesana de Tutela dos Menores e das Pessoas Vulneráveis é uma resposta à Carta Apostólica do Papa Francisco sob forma de Motu Proprio Vos Estis Lux Mundi (Vós Sois a Luz do Mundo), de 25 de março de 2023. O documento pontua que “os crimes de abuso sexual ofendem Nosso Senhor, causam danos físicos, psicológicos e espirituais às vítimas e lesam a comunidade dos fiéis”.
Desta forma, para que tais fenômenos não aconteçam mais, o documento segue, “é necessária uma conversão contínua e profunda dos corações, atestada por ações concretas e eficazes que envolvam a todos na Igreja, de modo que a santidade pessoal e o empenho moral possam concorrer para fomentar a plena credibilidade do anúncio evangélico e a eficácia da missão da Igreja”.
O grupo multidisciplinar é composto por 11 membros, dentre os quais especialistas em Direito Canônico, advogados, juízes, promotores de justiça, assistentes sociais, delegados de polícia e médicos. O coordenador é o vigário paroquial da Catedral, padre Tiago Camozzato, que é canonista e já atua na Câmara Eclesiástica de Caxias do Sul.
Assim, o objetivo é facilitar o acesso para que as pessoas possam denunciar possíveis abusos sexuais cometidos por clérigos, membros de Institutos de Vida Consagrada ou de Sociedades de Vida Apostólica, no território diocesano. Ao mesmo tempo, a Comissão quer assegurar que as informações recebidas sejam convenientemente averiguadas e que sejam tomadas as medidas necessárias.
Antes de tudo, porém, a função da Comissão é trabalhar de forma preventiva buscando orientar e cuidar dos vulneráveis.
As denúncias podem ser encaminhadas, neste momento, a partir dos quatro meios abaixo. Nos próximos dias, no site www.diocesedecaxias.org.br, uma aba também estará à disposição para receber as denúncias:
- de modo presencial, sempre no expediente matinal, no seguinte endereço Rua Os 18 do Forte, 1771, Centro. As denúncias presenciais devem ser agendadas previamente pelo e-mail [email protected]. As denúncias presenciais serão acolhidas sempre por duas pessoas ligadas à Comissão.
- pelo e-mail [email protected].
- por carta registrada, enviada para: COMISSÃO DE TUTELA, Rua Os 18 do Forte, 1771, Centro, CEP 95020-472, Caxias do Sul – RS.
- pelo telefone/WhatsApp: (54) 9 9699-0165.
Em março de 2026, Dom José Gislon, bispo da Diocese de Caxias do Sul, publicou o Protocolo de Conduta Pastoral em Relação a Menores e Pessoas Vulneráveis. O protocolo é fruto do trabalho da Comissão Diocesana de Tutela dos Menores e das Pessoas Vulneráveis, grupo multidisciplinar composto por 11 membros, dentre os quais especialistas em Direito Canônico, advogados, juízes, promotores de justiça, assistentes sociais, delegados de polícia e médicos.
Confira o texto no anexo abaixo: