A pessoa de Jesus Cristo a partir do Credo Niceno-constantinopolitano foi tema de série de programas Razões da Fé
Desde a Solenidade de Cristo Rei até o Natal do Senhor de 2022, a produção que foi ao ar pela Rádio Miriam Caravaggio e pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul refletiu sobre o Jesus histórico e o Verbo de Deus, acesse aqui
A pessoa de Jesus Cristo, sua filiação divina, a humanidade do Filho de Deus, a profissão de fé dos cristãos e a encarnação de Jesus no seio de Maria foram temas de uma série de seis programas Razões da Fé, no final de 2022. Desde a Solenidade de Cristo Rei, no dia 20 de novembro, até o Natal do Senhor, a produção que foi ao ar pela Rádio Miriam Caravaggio e pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul refletiu o Messias a partir da profissão de fé advinda dos concílios de Niceia e Constantinopla, isto é, o Credo Niceno-constantinopolitano.
Na Solenidade de Cristo Rei, o tema escolhido "Quem é Jesus?", foi debatido pelo padre Ricardo Fontana, reitor do Santuário de Caravaggio e pela irmã pastorinha Eunice Grespan. Para iniciar o Tempo do Advento, a pergunta: "Jesus: Deus ou homem?", teve a presença do bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni e da leiga e mestre em Teologia, Moema Muricy.
Dando sequência aos painéis sobre a pessoa de Jesus Cristo a partir do Credo Niceno-constantinopolitano, no dia 04 de dezembro, a reflexão foi sobre o tema: "Jesus: filho de Deus?", com a presença do padre Gustavo Predebon e da psicóloga e mestre em Teologia, Fabiane Pasa. "E vós, quem dizeis que eu sou?" foi a reflexão do dia 11 de dezembro, quando o debate reuniu o diácono permanente Henrique Rauch e a irmã scalabriniana, Neli Basso.
Mais próximo do Natal, no dia 18 de dezembro, o padre Jocimar Romio e o mestre em filosofia Gabriel Guilherme Frigo debateram a partir da afirmação do Evangelho segundo João: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós". Já o dia do Natal do Senhor, 25 de dezembro, foi revestido pela ternura do presépio, quando o coordenador de pastoral da Diocese, padre Leonardo Inácio Pereira e a irmã do Imaculado Coração de Maria, Claire da Silva, falaram sobre o "Admirável sinal manifestado no Presépio", tendo como pano de fundo também a carta apostólica Admirabile Signum, do Papa Francisco.
Produzido pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul, o programa vai ao ar aos domingos, das 07h às 08h, pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio, FM 95.7, com reprise às 22h. O Razões da Fé também é gravado em áudio e vídeo e tem sua veiculação também nas plataformas digitais: aos domingos, a partir das 09h, estará no Spotify da Rádio Miriam Caravaggio e, à noite, a partir das 20h30min, pelo Facebook e YouTube da Diocese de Caxias do Sul, além da seção de áudios no site da Diocese. Nas segundas-feiras à noite, o conteúdo também é veiculado pela TV Serra, canal 526 da NET, em Farroupilha.
A proposta deseja ser um instrumento de formação para todos os católicos, sempre de acordo com os documentos da Igreja, contando com convidados que integrem grupos, pastorais, movimentos e comunidades da Diocese de Caxias do Sul.