Agentes das Pastorais Sociais da Diocese de Caxias do Sul têm dia de retiro de espiritualidade
O encontro proporcionou às Pastorais Sociais da Diocese de Caxias do Sul um espaço vital para aprofundar sua missão, reafirmando o compromisso de unir a fé à ação concreta na promoção da justiça social
Os agentes das Pastorais Sociais da Diocese de Caxias do Sul se reuniram no sábado, 28 de junho, para um dia de retiro. O encontro, no Centro Diocesano de Formação Pastoral, teve início às 09h com a oração do Ofício Divino. A atividade abordou temas importantes para a atuação pastoral contemporânea, com destaque para as exortações do Papa Francisco.
O encontro foi assessorado pelo referencial das Pastorais Sociais, padre Leonardo Lucian Dall Osto. Um dos pontos centrais da reflexão foi o perigo de uma espiritualidade "desencarnada da realidade". A discussão enfatizou a importância de uma fé que esteja firmemente enraizada nas necessidades e desafios do mundo real. Na sequência, o retiro abordou os critérios teológicos estabelecidos por Jesus para o relacionamento humano e a busca pela salvação.
Foram analisadas as Bem-aventuranças, conforme descrito no Evangelho segundo Mateus 5, 1-12, que oferecem um mapa para uma vida de discipulado e serviço. Em seguida, a reflexão se voltou para o critério do Juízo Final, presente em Mateus 25, 31-46, que sublinha a responsabilidade cristã de agir em prol dos mais necessitados.
O encontro culminou com a celebração da Santa Missa, um momento de comunhão para todos os presentes, concluindo o retiro. O evento proporcionou às Pastorais Sociais da Diocese de Caxias do Sul um espaço vital para aprofundar sua missão, reafirmando o compromisso de unir a fé à ação concreta na promoção da justiça social.