Santuário de Caravaggio
29/11/2023

“Caravaggio: uma história de fé” reuniu cerca de 1,5 mil pessoas em duas apresentações no Santuário, em Farroupilha

O espetáculo incluiu teatro, música e dança teve o apoio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet)

Cerca de 1,5 mil pessoas conferiram de perto a apresentação do espetáculo Caravaggio: uma história de fé no último final de semana (25 e 26 de novembro) na frente do Santuário de Caravaggio, em Farroupilha (RS). Moradores da Serra Gaúcha ficaram impressionados com a composição visual de luzes, cores, músicas e expressões apresentadas por mais de 30 atores, entre bailarinos e músicos, em duas noites de apresentação.  O projeto recebeu incentivo da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e reuniu grupos de teatro, dança e música de toda região.

Produzido pela Marca Produções Culturais, o espetáculo narrou de uma forma humana e diferente a história da primeira aparição de Nossa Senhora de Caravaggio, a jovem Joaneta, na Itália, em 1432. Além de contar com profissionais da cena, as parcerias incluíram estudantes da rede municipal e moradores da comunidade. Eles entraram em cena para encantar com uma apresentação de estilo “olho no olho”, caracterizada por contato mais humanizado, bastante característico das encenações de rua. A própria arquitetura do Santuário de Caravaggio se transformou em palco com o auxílio de uma série de elementos visuais, como cenário, figurinos e iluminação.

A primeira edição do espetáculo aconteceu em 2017 e já havia sido incrível, emocionante. Desta vez, sentimos que as expectativas foram superadas pelo amadurecimento do trabalho. Pudemos notar de perto como o público se envolveu e se emocionou com a história e com a entrega do grupo de atores, comprovando que a tradição de Caravaggio atravessa gerações e marca a Serra Gaúcha. Ficamos muito felizes com o resultado”, comenta Cássio Azeredo, diretor e produtor do espetáculo.

O projeto contou com o apoio da Escola Antonio Minella, Rotary Club Farroupilha, Amora Produções e Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio Farroupilha. O Patrocínio Máster é do Instituto Elisabetha Randon e da Tramontina, contando ainda com o patrocínio das empresas Bigfer e Todeschini.

FICHA TÉCNICA:

Produção: Marca Produções Culturais

Duração: 45 minutos

Classificação: Livre

Apoio:  Escola Antonio Minella, Rotary Club Farroupilha, Amora Produções e Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio Farroupilha -RS

Patrocínio: Bigfer e Todeschini

Patrocínio Máster: Instituto Elisabetha Randon e Tramontina