Catedral Diocesana sedia Missa em ação de graças pelos 58 anos da Universidade de Caxias do Sul
A Eucaristia foi presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul e presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Dom José Gislon, e concelebrada pelos padres Volnei Vanassi e Tiago Camozzato, da Catedral, e pelo padre Ernesto Camerini
Na noite do sábado, 15 de fevereiro, a comunidade acadêmica da Universidade de Caxias do Sul (UCS) se uniu aos fiéis da Catedral Diocesana de Caxias do Sul - Paróquia Santa Teresa D'Ávila, para celebrar os 58 anos da instituição, criada em 10 de fevereiro de 1967 e instalada no dia 15 do mesmo mês e ano. A Eucaristia foi presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul e presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Dom José Gislon, e concelebrada pelos padres Volnei Vanassi e Tiago Camozzato, da Catedral, e pelo padre Ernesto Camerini, dos Josefinos de Murialdo.
A Missa, em ação de graças, contou com a presença do Coro e do Quarteto de Cordas da Universidade de Caxias do Sul. Diversas autoridades, dentre elas o prefeito de Caxias, Adilo Didomenico, e o reitor da UCS, Gelson Rech, estiveram presentes.
Em sua homilia, Dom José Gislon recordou a celebração do aniversário da UCS em meio ao Ano Santo de 2025 vivido em toda a Igreja, com o tema "Peregrinos da Esperança".
A UCS tem ligação direta com a Igreja Católica. Pelo esforço associativo de Dom Benedito Zorzi, segundo bispo da Diocese de Caxias do Sul, o médico Virvi Ramos e o então prefeito de Caxias, Hermes Webber, juntaram seus cursos superiores na década de 1960 e construíram a Universidade de Caxias do Sul, concretizada em 15 de fevereiro de 1967.
Ao final, o reitor da UCS, Gelson Rech, fez uso da palavra. Ele ressaltou a missão educativa da instituição.