Comissão de Arquitetura e Arte Sacra da Diocese de Caxias do Sul discute projetos importantes
A atividade teve como objetivo principal discutir e avaliar diversos projetos arquitetônicos e artísticos de relevância para as comunidades desta Igreja Local, além de planejar futuras ações
No sábado, dia 29 de março de 2025, a Comissão Diocesana de Arquitetura e Arte Sacra (CDAAS) da Diocese de Caxias do Sul realizou um importante encontro no Centro Diocesano de Formação Pastoral. A atividade teve como objetivo principal discutir e avaliar diversos projetos arquitetônicos e artísticos de relevância para as comunidades desta Igreja Local, além de planejar futuras ações.
A pauta da reunião abrangeu temas importantes para a valorização litúrgica e sacra da Igreja diocesana:
- Futuro projeto do túmulo dos bispos: Foi discutido o andamento e as diretrizes para o projeto do local de sepultamento dos bispos junto à Catedral Diocesana - Paróquia Santa Teresa D'Ávila.
- Projeto do espaço litúrgico em Veranópolis: A comissão analisou o projeto para o espaço litúrgico da igreja São Luiz Gonzaga, pertencente à paróquia de Veranópolis, buscando adequação e beleza para as celebrações.
- Restauro da Igreja Santo Sepulcro: Foi abordada a fase final da execução do Projeto de Restauro da histórica igreja Santo Sepulcro, localizada em Caxias do Sul, um importante marco para a preservação do patrimônio sacro.
- Projeto iconográfico em Bento Gonçalves: Avaliou-se o projeto iconográfico destinado à igreja São Bento, da paróquia Cristo Rei, em Bento Gonçalves, que visa enriquecer o espaço celebrativo com elementos de arte sacra significativos.
- Escola de Atualização Litúrgica 2025: A CDAAS também tratou da sua responsabilidade na organização do segundo encontro da Escola de Atualização Litúrgica deste ano, cujo tema será "Este lugar é sagrado - Espaço Celebrativo dos Sacramentos", reforçando a importância da formação continuada na área.
A Comissão de Arquitetura e Arte Sacra desempenha um papel fundamental na orientação e aprovação de projetos relacionados aos espaços celebrativos, buscando zelar pela dignidade, beleza e funcionalidade litúrgica das igrejas e capelas da Diocese. A reunião refletiu o contínuo trabalho da comissão em prol do patrimônio arquitetônico e artístico sacro da Igreja de Caxias do Sul.