Campanha da Fraternidade 2025 é apresentada aos vereadores da Câmara Municipal de Jaquirana
Ao final, padre Juares Bavaresco convidou os vereadores à leitura do texto-base, sobretudo no capítulo 3 (Agir), que apresenta diversas ações práticas para a pauta de projetos voltados à Ecologia Integral
Na segunda-feira, 31 de março, o pároco da Paróquia São Sebastião, padre Juares Bavaresco, apresentou a Campanha da Fraternidade 2025 com o tema "Fraternidade e Ecologia Integral" e o lema "Deus viu que tudo era muito bom" (Gn 1,31), aos vereadores da Câmara Municipal de Jaquirana, na Região Pastoral de São Francisco de Paula. Uma das linhas de ação proposta para a vivência e concretização da CF na Diocese de Caxias do Sul é levar ao conhecimento das autoridades públicas dos municípios atendidos pela Igreja Local a temática deste ano.
Seguindo a leitura de um texto preparado pela equipe permanente da Campanha da Fraternidade na Diocese, padre Juares lembrou que a Campanha da Fraternidade acontece há 61 anos e tem seu ponto alto no tempo da Quaresma, desde a década de 1960. Ele também fez memória do Ano Santo, o Jubileu de 2025, que marca este tempo da história a partir da temática "Peregrinos da Esperança".
Padre Juares salientou a importância da Quaresma como tempo de conversão pessoal, comunitária e social. O texto proferido pelo pároco na tribuna do Legislativo de Jaquirana lembrou o ensino social do Papa Francisco em sua Encíclica Laudato Si' que chama ao cuidado com a Casa Comum, o planeta Terra. "Somos convocados a tomar consciência da gravidade da crise socioambiental que já afeta o planeta, por conta da ingerência do ser humano. Somos convocados a substituir a lógica extrativista pela lógica do cuidado. A ecologia integral, tema tão caro ao Papa Francisco, deve ser uma preocupação real envolvendo todas as esferas da sociedade. Por ecologia integral entende-se o cuidado com todas as relações humanas, sociais e ambientais que compõem a nossa vida nesta Casa Comum. Tudo está interligado".
Na conclusão de sua fala, padre Juares expressou o desejo da Diocese de Caxias do Sul ao longo desta Quaresma, ponto alto da Campanha da Fraternidade. "Com Diocese de Caxias do Sul, gostaríamos que os senhores e senhoras nos auxiliassem neste processo de conscientização e conversão de nossas estruturas políticas, econômicas e civis". Ao final, convidou os vereadores à leitura do texto-base, sobretudo no capítulo 3 (Agir), que apresenta diversas ações práticas para a pauta de projetos voltados à Ecologia Integral.
Antes de deixar a tribuna, padre Juares convidou os parlamentares à oração e invocou sobre eles e todo o município de Jaquirana a bênção. Ele mostrou o cartaz da Campanha da Fraternidade 2025, lembrando que esta é a nona CF que reflete o cuidado com a natureza, sendo que neste ano o tema é mais amplo, recordando de toda a criação.
Como uma das ações no âmbito da conversão social, a Diocese propõe divulgar a Campanha da Fraternidade nas Câmaras de Vereadores dos municípios atendidos. A equipe permanente da CF na Diocese preparou um texto, enviado às Regiões de Pastoral e aos padres para que organizem esses momentos junto ao Legislativo local. Ao longo do mês de março, a temática foi apresentada em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Nova Prata.