Pastoral Litúrgica
17/03/2023

Comissão de Arquitetura e Arte Sacra da Diocese de Caxias do Sul retoma atividades em 2023

Profissionais de arquitetura, arte sacra, conservação e restauro, da área da engenharia, liturgistas e técnicos em sonorização e iluminação têm a missão e auxiliar e orientar as comunidades em projetos de construção e reforma de igrejas e espaços anexos

A Comissão Diocesana de Arquitetura e Arte Sacra (CDAAS) da Diocese de Caxias do Sul retomou suas reuniões no ano de 2023 com um encontro no Centro Diocesano de Formação Pastoral, na quinta-feira, 16 de março. Durante a atividade, analisaram projetos de reformas e restauros de igrejas de paróquias e comunidades atendidas pela Diocese.

O grupo de colaboradores de diversas pastorais da Diocese, é composto por profissionais de arquitetura, arte sacra, conservação e restauro, da área da engenharia, liturgistas e técnicos em sonorização e iluminação. A CDAAS tem a missão e auxiliar e orientar as comunidades em seus projetos de construção, reforma, restauração, ampliação, adequação e adaptação externa ou interna das igrejas e espaços anexos, com a finalidade de garantir unidade e fidelidade ao pensamento da Igreja para os seus espaços celebrativos, sob a orientação do Documento 106 da CNBB: "Orientações para projeto e construções de Igrejas e disposição do Espaço celebrativo".

A Comissão analisa os projetos e encaminha o parecer técnico das propostas. Para tanto, uma os responsáveis pelas comunidades e paróquias devem encaminhar a documentação (escritura do terreno, nome do arquiteto responsável técnico, o endereço da obra, a natureza da obra, isto é, se é uma obra nova, reforma, restauro..., tipo de obra e o ante projeto). O material deve ser encaminhado, em duas vias, para a Cúria Diocesana, na rua Os Dezoito do Forte, 1771 - 1º andar.