DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Pastoral da Educação
16/04/2026

Comissão de Cultura e Educação da Diocese de Caxias inicia formação para integrantes de grupos de jovens de escolas católicas

O primeiro encontro, com a temática da liderança, foi assessorado pela psicóloga Milena Elizabeth Viera Correa. As atividades estão programadas para acontecer a cada dois meses, nos dias 18 de junho, 20 de agosto e 22 de outubro, de forma itinerante

Comissão de Cultura e Educação da Diocese de Caxias inicia formação para integrantes de grupos de jovens de escolas católicas

Na tarde desta quinta-feira, 16 de abril, teve início o primeiro de quatro encontros de um projeto de formação integrantes de grupos de jovens de escolas católicas. Coordenada pela Comissão de Cultura e Educação da Diocese de Caxias do Sul, a iniciativa reuniu 38 adolescentes e jovens e os referenciais da Pastoral Escolar das instituições no Colégio Murialdo, no Centro da cidade.

A abertura foi conduzida pela equipe de pastoral anfitriã e contou com a saudação do assessor do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul, padre Gustavo Predebon. O vigário geral e coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese, padre Leonardo Inácio Pereira, deu seu testemunho vocacional vinculado à caminhada escolar e abençoou os participantes.

O primeiro encontro, com a temática da liderança, foi assessorado pela psicóloga Milena Elizabeth Viera Correa. As atividades estão programadas para acontecer a cada dois meses, nos dias 18 de junho, 20 de agosto e 22 de outubro, de forma itinerante e com abordagens voltadas à liderança pastoral que atue na escola e na sociedade seguindo o exemplo do Bom Pastor, com criatividade e olhar apurado à caridade com os mais necessitados.

O coordenador da Comissão de Cultura e Educação da Diocese de Caxias do Sul, Marco Antônio Gonçalves, avalia a iniciativa e projeta os próximos passos. "Nós sentimos a necessidade de fazer uma integração, uma formação com as lideranças dos grupos já existentes nas escolas, ou algumas escolas ainda irão implementar esse serviço pastoral. Temos 38 jovens, além dos seus pastoralistas, fazendo essa integração, crescendo junto, trocando experiências, para que a gente fortaleça ainda mais essa caminhada junto com a Igreja".

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias