Pastoral da Educação
19/03/2025
Comissão de Educação e Cultura da Diocese de Caxias se fez presente no Encontro de Referenciais do Regional Sul 3 da CNBB
A Diocese de Caxias de Sul se fez presente através do referencial diocesano Marco Antônio Gonçalves e do coordenador do Conselho de Ensino Religioso do estado do Rio Grande do Sul (CONER) – Seccional 2, o professor Carlos Alberto Pisoni
Nos dias 16 e 17 de março de 2025 aconteceu o Encontro de Referenciais das Comissões (Arqui)Diocesanas de Educação e Cultura da CNBB Sul 3, na Casa de Retiros da Arquidiocese de Passo Fundo. Com a participação de 50 pessoas – professores, diretores, sacerdotes e religiosos-, foi um momento riquíssimo de troca de experiências, formação e oração sobre os desafios, conquistas e avanços no campo educacional, nos espaços públicos e privados, nos níveis fundamental e superior, no Rio Grande do Sul.
A Diocese de Caxias de Sul se fez presente através do referencial diocesano Marco Antônio Gonçalves e do coordenador do Conselho de Ensino Religioso do estado do Rio Grande do Sul (CONER) – Seccional 2, o professor Carlos Alberto Pisoni. O bispo diocesano, Dom José Gislon, também esteve no encontro porque é o bispo referencial de Educação e Cultura da CNBB Regional Sul 3. Ele motivou os participantes com suas palavras de pastor para que as escolas e os professores mantenham a identidade católica, a esperança cristã, caminhando no campo do fazer e do educar.
O encontro iniciou com celebração eucarística na Catedral Arquidiocesana de Passo Fundo, acolhidos pelo arcebispo Dom Rodolfo Weber. Na sequência aconteceu a partilha da realidade da caminhada pelas (Arqui)Dioceses. Um dos pontos ressaltados foi o Jubileu de 2025 da encarnação do Verbo, com o tema "Peregrinos da Esperança", tempo de renovar a esperança e de abrir novos caminhos, a fim de que a humanidade possa encontrar novamente no Evangelho a inspiração para a instauração do Reino de Deus, proclamado por Jesus.
Os educadores das 18 dioceses do Rio Grande do Sul, buscaram articular e alinhar suas ações em âmbito de Comissão Regional de Educação e Cultura, neste ano tão significativo. Logo depois aconteceu a assessoria remota do padre Júlio Rezende, assessor do Setor Educação da Comissão Episcopal para a Cultura e Educação da CNBB, sobre o tema “Educadores: Peregrinos de Esperança”. Ele motivou os presentes a nunca deixar de ser um sinal de esperança nesta caminhada educativa, contribuindo para que a ação educativa seja eficaz e testemunhal de esperança, encontrando em Jesus Cristo.
Em seguida, sob o tema “O presente e o futuro da educação: políticas educacionais, percursos e desafios”, o irmão lassalista Paulo Fossatti, Conselheiro Nacional de Educação, diante do contexto nacional das políticas públicas na educação, reforçou (também de forma on line), a necessidade de dar respostas criativas ao tempo de hoje e às juventudes, instigando à “cultura da participação ativa” nas diversas instâncias de discussão e organização públicas (consulta e audiências públicas) na área da educação, para que ela seja de qualidade e inclusiva.
Como desafios urgentes, o encontro propôs às quatro Províncias Eclesiásticas: que haja uma presença nos Conselhos Municipais de Educação, uma aproximação maior com as escolas públicas e uma conversa com os bispos diocesanos para maior divulgação das ações das Comissões Diocesanas. Já ficou definido que o próximo encontro presencial será nos dias 20 e 21 de março de 2026, na cidade de Cidreira – Diocese de Osório.
Diocese de Caxias do Sul