DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Pastoral da Comunicação
11/05/2023

Comunicação estratégica do Dízimo é tema de aula da Escola de Comunicadores da Diocese de Caxias

Durante a explanação, padre Adriano frisou a necessidade de quebrar os pré-conceitos e velhos tabus, entre eles o de que é uma taxa ou uma oferta, mas que é fruto de uma consciência batismal e um processo de conscientização

Comunicação estratégica do Dízimo é tema de aula da Escola de Comunicadores da Diocese de Caxias

Na noite da quarta-feira, 10 de maio, aconteceu o sexto encontro da Escola de Comunicadores 2023, concebida numa parceria da Diocese de Caxias do Sul e da Universidade de Caxias do Sul. A atividade, realizada de forma virtual, teve a presença de 16 pessoas. A aula, com a temática “Como comunicar o Dízimo de maneira estratégica?”, foi assessorada pelo pároco da Catedral Senhor Bom Jesus da Coluna, da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, no Paraná, padre Adriano Matana.

Padre Matana iniciou sua explanação fazendo memória bíblica do Dízimo, recordando as citações do Antigo e Novo Testamentos. O sacerdote deu sequência à explanação do seu projeto de conscientização do Dízimo recordando a importância dos sacerdotes neste processo. “O primeiro dizimista de uma paróquia é o pároco. É um ato e uma experiência de fé”.

Durante a explanação, padre Adriano frisou a necessidade de quebrar os pré-conceitos e velhos tabus, entre eles o de que é uma taxa ou uma oferta, mas que é fruto de uma consciência batismal e um processo de conscientização. “Todos os membros da Pastoral do Dízimo, todos os membros da paróquia devem dar testemunho como dizimistas”, salientou.

O documento 106 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também foi recordado pelo sacerdote ao explanar sobre a conscientização para o Dízimo, porque pressupõe pessoas evangelizadas e comprometidas com a evangelização. Na sequência, padre Matana explicou sobre as dimensões do Dízimo concebidas pela Igreja no Brasil: eclesial, religiosa, missionária e caritativa.

Logo depois, apresentou o método implementado na Catedral de Palmas. Intitulado “Fé e coragem - Faça a experiência”, o projeto contempla passos simples, tais como: reunião com o pároco e a equipe da Pastoral do Dízimo para organizar e alinhar processos, materiais, impressões e identidade visual; sensibilizar as lideranças para conscientizar sobre a importância do Dízimo, com fundamentação bíblica e eclesial, seguido da conscientização dos fiéis na Missa e colocar a proposta em prática.

O sacerdote fez a apresentação do material que compõe o projeto: envelope, cadastro, carta mensal do pároco e comprovante de contribuição do mês anterior. Além disso, explicou que a proposta conta com a colaboração dos “missionários do Dízimo”, isto é, pessoas que fazem o exercício de visitar as famílias cadastradas a cada mês para entregar o material.

A aula foi concluída com a apresentação dos números de duas paróquias em que padre Adriano foi pároco e o método foi implementado. O projeto teve adesão de 13 paróquias na Diocese de Marabá, no Pará, e outras quatro na Diocese de Palmas-Francisco  Beltrão, além de 250 comunidades, ao todo. Os gráficos mostram o aumento exponencial de dizimistas e de entradas de valores.

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias