23/09/2024

Coordenação de Pastoral reúne assessorias para acertar detalhes do encontro com os candidatos a prefeito de Caxias

Durante o encontro, que contou com a presença dos assessores das quatro chapas que concorrem ao Executivo da cidade-sede da Diocese, foram realizados dois sorteios para a ordem de exposição das propostas dos candidatos nos oito temas propostos

Na manhã desta segunda-feira, 23 de setembro, a Coordenação de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul reuniu as assessorias das quatro chapas que concorrem ao Executivo caxiense. A atividade serviu para acertar os detalhes do encontro com os candidatos a prefeito que acontecerá na noite desta segunda-feira, a partir das 19h30min, no Salão da Paróquia Santa Catarina (rua Matteo Gianella, 1292), aberto ao público.

Foram convidados Adiló Didomenico (PSDB), Denise Pessôa (PT), Felipe Gremelmaier (MDB) e Maurício Scalco (PL), sendo que todos confirmaram a presença. Além deles, também foram convidados os candidatos a vice-prefeito de cada chapa.

Durante a reunião, o coordenador de Pastoral e vigário geral da Diocese, padre Leonardo Inácio Pereira, explanou aos representantes dos candidatos sobre o formato do encontro. Não será um debate, porque não haverá réplica nem tréplica. Serão oito rodadas com perguntas que têm base nos princípios da Doutrina Social da Igreja e cada postulante ao Executivo terá dois minutos para apresentar suas ideias acerca do tema.

Em comum acordo entre as assessorias foram realizados dois sorteios para a ordem de exposição das propostas, sendo cronograma válido para as rodadas de um a quatro e o outro de cinco a oito. Além disso, cada candidato terá um minuto para se apresentar, logo no início, e a oitava rodada será destinada às considerações finais.

Os temas a serem expostos serão: políticas de assistência social diante da desigualdade, educação, saúde, migração, meio ambiente, transporte público e mobilidade, além de moradia e habitação. O encontro foi acompanhado também por membros da equipe da Coordenação de Pastoral e foi lavrada uma ata que foi assinada por todos.

Entre as normas está que não serão permitidas bandeiras partidárias dentro do salão, para não atrapalhar a visibilidade e garantir a isonomia. Poderão participar diretamente dois assessores de cada chapa, bem como os candidatos a vice-prefeito, além dos profissionais da imprensa. Cada chapa terá uma mesa disponível para colocar seus materiais para que a comunidade possa conhecer melhor as propostas.

A atividade terá transmissão ao vivo pelo canal da Diocese de Caxias do Sul no YouTube.