Santuário de Caravaggio
31/07/2022
Coral de laringectomizados canta em celebração no Santuário de Caravaggio
Julho Verde é o mês de conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço, que representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde.
O Grupo de Apoio aos Laringectomizados Totais de Caxias do Sul e Região (GALC), participou da celebração das 15h, no Santuário de Caravaggio, no sábado, 30 de julho. Em momento de muita emoção o coral do grupo, formado por pessoas que perderam a laringe em função do câncer, cantou a canção Allelluia, deixando uma mensagem de fé e perseverança a todos os presentes.
A participação ocorreu em sintonia com o mês temático "Julho Verde". É um período de conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço, que representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde.
O GALC é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, oficialmente instituída. É formado por profissionais voluntários, familiares e pacientes laringectomizados totais. Laringectomia total é um procedimento cirúrgico realizado em estágios avançados de câncer na laringe ou em região próxima, o paciente pode perder a voz e por isso a importância do apoio da família e da sociedade como todo, pois se torna um evento muito traumático aos pacientes.
Ao Coral do Grupo de Apoio aos Laringectomizados Totais de Caxias do Sul e Região, o agradecimento por sua presença e testemunho junto ao Santuário de Caravaggio. A Diocese de Caxias do Sul apoia as ações do Julho Verde.
Por Leandro Ávila
Jornalista
Setor de Comunicação do Santuário de Caravaggio
Diocese de Caxias do Sul