Criada em 1999 na Zona Norte de Caxias, Paróquia Santa Fé, passa a se chamar Paróquia Santa Rita de Cássia
A leitura do decreto canônico de alterações na organização da Paróquia foi feita durante a Missa presidida pelo bispo de Caxias do Sul, Dom José Gislon, na agora chamada igreja matriz, Santa Rita de Cássia, na noite de 22 de novembro
Criada em 1999 na Zona Norte de Caxias do Sul, a então Paróquia Santa Fé passou a se chamar, a partir de 22 de novembro de 2023, de Paróquia Santa Rita de Cássia. A leitura do decreto canônico de alterações na organização da Paróquia foi feita durante a Missa presidida pelo bispo de Caxias do Sul, Dom José Gislon, e concelebrada pelos padres Darlan Silvestrin e Leonardo Dall Osto, que realizam o atendimento pastoral, e pelo padre Geraldo Boniatti, da congregação dos Josefinos de Murialdo.
No início da Missa, o pároco, padre Darlan Silvestrin, fez a leitura do decreto de Dom José Gislon que determina: o novo nome, a escolha de Santa Rita de Cássia como padroeira de toda a Paróquia, e a escolha da igreja da comunidade do bairro Santa Fé, dedicada a esta santa, como igreja matriz. Assim, aconteceu a procissão com a entrada da imagem da padroeira, carregada por representantes das divesas equipes administrativas envolvidas na história da comunidade elevada à matriz.
Dom José explicou a motivação das alterações: fortalecer a identidade paroquial, ou seja, dar um rosto de unidade ao atendimento religioso, administrativo e pastoral das 14 comunidades que compõem a Paróquia Santa Rita de Cássia. Com a igreja lotada de fiéis vindos de todos os bairros próximos, a liturgia da Missa seguiu dando destaque à devoção do povo local à Santa Rita.
Ao final da celebração, num momento de expressão de unidade, dois a dois, representantes de cada uma das 14 comunidades depositaram um botão de rosa aos pés da imagem de Santa Rita. O padre Darlan agradeceu o empenho de todas as comunidades, a solicitude pastoral de Dom José e o envolvimento de todos no processo de dar uma nova identidade à agora Paróquia Santa Rita de Cássia.
"Ontem tivemos a Missa votiva de Santa Rita com a publicação do decreto de alteração da Paróquia Santa Fé, para Paróquia Santa Rita de Cássia. Essa mudança é fruto de um bonito caminho sinodal de escuta e decisão feitas a partir dos conselhos comunitários e paroquiais de pastoral e administrativo e econômico. Como já haviam muitos elementos constitutivos, como a residência dos padres e Secretaria Paroquial na comunidade Santa Rita, sendo identificada assim pelas pessoas e lideranças como a “comunidade-mãe”, foi solicitada ao bispo diocesano, Dom José, essa alteração. Achou-se por bem haver uma padroeira e uma igreja matriz a fim de cultivar uma maior identidade e comunhão paroquial, e entre as comunidadse, fomentando a espiritualidade de Santa Rita de Cássia. Essa espiritualidade está baseada no amor que Rita aprende contemplando a cruz, e é isso que queremos, aprender com ela o verdadeiro sentido do amor, que nos é dado por Jesus na cruz, isto é, fazer de nossas vidas serviço e doação em favor de nossos irmãos e irmãs, de modo particular, aos mais pequeninos do Reino.
Rita de Cássia teve uma vida perpassada de grandes desafios e sofrimentos para viver esse amor, sofrimento este com o qual relacionamos as experiências humanas nossas, também perpassadas muitas vezes por dores e sofrimentos. Mas com Rita aprendemos a superá-los e vencê-los por meio do encontro com o amor misericordioso de Deus manifestado radicalmente na cruz. É assim que queremos caminhar como Paróquia Santa Rita de Cássia, juntamente com todas as comunidades, num espírito de participação, comunhão e missão", escreve o padre Darlan Silvestrin.