Rádio Miriam Caravaggio
17/05/2024

"De quem eu me faço próximo e próxima?" é o tema do Razões da Fé na Semana de Oração pela Unidade Cristã

Produção que vai ao ar no domingo de Pentecostes, 19 de maio, pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio FM 95,7 e pelas redes sociais, reúne dois padres, um pastor luterano e um cadidato ao diaconado permanente para refletir sobre ecumenismo

O ecumenismo é o pano de fundo do programa Razões da Fé do domingo, 19 de maio, quando a Igreja celebra a Solenidade de Pentecostes com o envio do Espírito Santo. "De quem eu me faço próximo e próxima?" é a pergunta que a produção buscará responder, no contexto da Semana de Oração pela Unidade Cristã, que acontece no Brasil, entre as solenidades da Ascensão do Senhor (neste ano em 12 de maio) e Pentecostes.

A produção que vai ao ar pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio FM 95,7 e pelas redes sociais, reúne dois padres, um pastor luterano e um cadidato ao diaconado permanente para refletir sobre ecumenismo. Participam da conversa: o vigário geral e coordenador de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira, o membro da comissão diocesana para o Ecumenismo e o diálogo Inter-religioso, padre Vinicius Fedrizzi Caberlon, o pastor Miguel Fortes, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, e o candidato ao diaconado permanente na Diocese de Caxias, Marco Antonio Gonçalves. A mediação é do assessor de comunicação da Diocese de Caxias do Sul, jornalista Felipe Padilha.

Entre as perguntas e respostas do programa estão: "O que nos une, enquanto Igrejas Cristãs? Quais são nossos pontos fortes, juntos?" e "Quais são os desafios que ainda temos para crescermos juntos nessa dimensão ecumênica e inter-religiosa?". Também entra na pauta a importância do ecumenismo para superar a intolerância religiosa e as demais formas de intolerância social.

Produzido pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul, o programa vai ao ar aos domingos, das 07h às 08h, pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio, FM 95.7, com reprise às 22h. O Razões da Fé também é gravado em áudio e vídeo e tem sua veiculação também nas plataformas digitais: aos domingos, a partir das 09h, estará no Spotify da Rádio Miriam Caravaggio e, à noite, a partir das 20h30min, pelo Facebook e YouTube da Diocese de Caxias do Sul, além da seção de áudios no site da Diocese. Nas terças-feiras, o conteúdo também é veiculado pela TV Serra, canal 526 da NET, em Farroupilha.

O programa Razões da Fé deseja ser um instrumento de formação para todos os católicos, sempre de acordo com os documentos da Igreja, contando com convidados que integrem grupos, pastorais, movimentos e comunidades da Diocese de Caxias do Sul.