Pastoral da Comunicação
13/05/2024

Dia Mundial das Comunicações Sociais na Diocese de Caxias do Sul é celebrado com Missa no bairro Cruzeiro, em Caxias

Mesmo com a chuva torrencial, a celebração presidida pelo vigário geral e coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira, reuniu comunicadores de paróquias de Caxias e organismos diocesanos e profissionais da imprensa

A Diocese de Caxias do Sul celebrou, com a Eucaristia, o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais, no domingo, 12 de maio de 2024. A ação concluiu uma série de atividades que contemplaram um momento de formação com o diretor de comunicação do Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho, Óscar Elizalde, a visita aos veículos de imprensa com a mensagem do Papa Francisco para a data, e a Missa em ação de graças pela missão dos comunicadores.

A celebração, presidida pelo vigário geral e coordenador de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira, e concelebrada pelo pároco e vigário locais, padres Renato Ariotti e Sebastião de Vargas Furtuna, aconteceu na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Cruzeiro, em Caxias. Comunicadores de paróquias de Caxias, organismos e movimentos diocesanos e profissionais da imprensa participaram a Missa.

O Papa Francisco escolheu como tema para o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais o tema: "Inteligência Artificial e sabedoria do coração: por uma comunicação plenamente humana". A data sempre é celebrada no domingo da Solenidade da Ascensão do Senhor. Na Diocese de Caxias do Sul, a celebração foi organizada pela Pastoral da Comunicação (Pascom).

Ao final da Missa, cada comunicador, seja ligado à Pascom ou aos veículos de imprensa e ainda da comunicação pública pôde se apresentar. Padre Leonardo os agradeceu por todo o trabalho em vista de superar as notícias falsas, na construção de uma sociedade melhor e de uma Igreja com o rosto da misericórdia de Deus. Após a bênção, juntos, puderam confraternizar.