Iniciação à Vida Cristã
13/09/2023

Diocese de Caxias do Sul lança vídeos do itinerário formativo para catequistas

Proposta tem o objetivo de facilitar os encontros paroquiais e comunitários de catequistas, destinados à formação dos leigos e leigas responsáveis pelo anúncio e transmissão da fé, com vistas à instituição do Ministério de Catequista

A tradicional Escola Catequética promovida pela Comissão de Iniciação à Vida Cristã da Diocese de Caxias do Sul ganha, em 2023, um formato diferente. Tendo em vista a instituição do Ministério de Catequista, conforme orientação da Santa Sé e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), deve ser realizado um itinerário de formação e preparação.

A Diocese, optou por sugerir às coordenações que possam organizar encontros de formação a partir de uma série de 10 vídeos, veiculados nas redes sociais a partir de 04 de setembro duas vezes por semana, com breves explanações sobre os temas da Iniciação à Vida Cristã, concluindo com breves questionamentos para serem debatidos e refletidos em grupo. Esses encontros de formação, para acompanhar os vídeos produzidos em 2023 devem acontecer em diálogo, levando em consideração a realidade de cada local e o cronograma de atividades para a formação permanente.

O coordenador de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira, explica a importância da metodologia escolhida pela Comissão de Iniciação à Vida Cristã e pela Coordenação de Pastoral. "Considerando as análises e pedidos feitos em todas as paróquias da Diocese, no que diz respeito à formação dos nossos catequistas, nós pensamos nestes vídeos de modo que os catequistas possam receber a formação com conteúdos sistemáticos e formativos para poderem se encontrar, refletir e aprofundar os temas que vamos apresentar", salienta.

Além disso, é possível utilizar os vídeos gravados em anos anteriores, com o objetivo de "refrescar a memória" de quem acompanhou as formações virtuais e de dar a conhecer aos novos catequistas.

Os vídeos do Itinerário Formativo para Catequistas, produzidos em 2023, podem ser acessados >> CLICANDO AQUI <<

Os vídeos das transmissões já realizadas podem ser acessados >> CLICANDO AQUI <