Pastoral da Criança
09/09/2023

Diocese de Caxias do Sul participa da Romaria dos 40 anos da Pastoral da Criança, em Aparecida

Missa festiva foi celebrada ao meio-dia deste sábado, 09 de setembro, no Santuário Nacional e a presença de milhares de líderes da Pastoral da Criança; a Diocese de Caxias do Sul marca presença com 42 líderes e coordenadores

Os 40 anos da Pastoral da Criança, comemorados em 2023, foram celebrados com a Romaria Nacional da Pastoral da Criança ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. Desde às 09h deste sábado, 09 de serembro, milhares de líderes de todo o Brasil estiveram reunidos na Casa da Mãe. Ao meio-dia aconteceu a Missa festiva, presidida pelo arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geremias Steinmetz.

A Diocese de Caxias do Sul participa da Romaria Nacional da Pastoral da Criança. Na quarta-feira, 06 de setembro, um ônibus com 42 líderes e coordenadores da Pastoral da Criança partiu do Centro Diocesano de Formação Pastoral (CDFP), em direção ao Santuário Nacional. Entre os presentes no grupo, o assessor diocesano da Pastoral da Criança, padre Moacir Canal, que também concelebrou a Missa festiva, a coordenadora diocesana, Lúcia Rombaldi David e uma das referencias da coordenação estadual, Doracélia Mello.

A Pastoral da Criança foi criada em dezembro de 1983 em Florestópolis no Paraná, a partir da CNBB, como uma entidade ecumênica e supra-partidária. Teve como fundadores, a médica pediatra Zilda Arns Neumann e Dom Geraldo Majella Agnelo, à época, Arcebispo de Londrina. Na Diocese de Caxias do Sul, atualmente, a Pastoral da Criança está localizada em diversas paróquias, com mais de 100 líderes que acompanham mais de 1300 crianças e mulheres gestantes.