Diocese de Caxias do Sul participa do V Congresso Brasileiro de Médicos Católicos, em Fortaleza
Na oportunidade cinco médicos que fazem parte da Associação dos Médicos Católicos da Diocese de Caxias do Sul estiveram presentes e o doutor Franco Scariot foi eleito presidente para o quadriênio 2025-2028
Entre os dias 14 e 16 de novembro, a Faculdade Católica de Fortaleza sediou o V Congresso Brasileiro de Médicos Católicos, reunindo profissionais de saúde de todo o Brasil para um intenso debate sobre a interface entre a fé e a prática médica. Com o tema central “Médico Católico e os desafios da contemporaneidade”, o evento contou com a participação de mais de 200 médicos e assessores eclesiásticos, que buscaram aprofundar seus conhecimentos sobre a doutrina social da Igreja e aplicar seus princípios na rotina médica. A Diocese de Caxias do Sul foi representada por cinco médicos vinculados a Associação de Médicos Católicos da Diocese.
O congresso ofereceu uma programação científica abrangente, com 17 sessões dedicadas a temas relevantes para a prática médica. Além das palestras e debates, os congressistas participaram de celebrações da Santa Missa, momentos culturais e de confraternização, promovendo um ambiente de fé e união. Na oportunidade, o doutor Carlos Eduardo Comin, nefrologista de Caxias do Sul palestrou sobre os "princípios gerais de cuidados paliativos para os médicos católicos" e partricipou da mesa redonda "cuidado paliativo à luz da Samaritanus bônus"
O presidente da Associação dos Médicos Católicos de Caxias do Sul, doutor Franco Scariot, que também foi eleito presidente nacional para o quadriênio 2025-2028, palestou sobre o médico católico e a política. A ginecologista e obstetra Gabriela Martinez falou sobre a abordagem católica dos casais inférteis na prática.
Com base nisso, muitas foram as soluções encontradas nos debates das mesas redondas acerca de temas sensíveis e polêmicos, sempre à luz dos ensinamentos do magistério da Igreja. Ainda fizeram parte da delegação da Diocese de Caxias do Sul os médicos Caroline Cristofari Emer e Cristóvão Gardelin.
O próximo congresso será em 2026, em Brasília, em data a ser definida.