28/05/2024

Diocese de Caxias do Sul propõe formação "Como melhorar a comunicação interna de sua Paróquia, Pastoral e Movimento?"

Atividade será totalmente virtual em três noites, 19, 20 e 21 de junho, pela plataforma Zoom, com vagas limitadas a 100 participantes; a formação quer contribuir com os responsáveis pelas comunidades a articularem melhor a organização interna

A Diocese de Caxias do Sul, por meio da Comissão de Liturgia e da Pastoral da Comunicação irá promover, nos dias 19, 20 e 21 de junho de 2024 (quarta, quinta e sexta-feira) um ciclo formativo que tem o objetivo de contribuir com padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas que atuam nas paróquias, pastorais e movimentos a articularem melhor a organização interna. A demanda nasce de uma percepção da Pastoral da Comunicação a partir dos encontros formativos já realizados pela Comissão de Liturgia: para efetivar as mudanças que possam ser necessárias, é preciso diálogo constante, escuta ativa e construção de consenso.

O ciclo formativo será realizado pela plataforma Zoom e tem o limite de 100 vagas. O link de acesso a cada um dos encontros será enviado na manhã da quarta-feira, dia 19 de junho, por e-mail e pelo WhatsApp que for confirmado na inscrição abaixo. A participação é gratuita.

Confira as temáticas de cada um dos encontros:

1º encontro - 19 de junho:
Comunicação Não-Violenta e estratégias de comunicação efetiva:
 Nesta aula, os participantes aprenderão sobre as diferentes formas de comunicação interna, incluindo comunicação verbal, não verbal e digital. Ganha importante espaço na conjuntura eclesial, a construção de uma comunicação não-violenta, com olhar apurado para a paz!

Exploraremos técnicas para melhorar a clareza e a eficácia da comunicação, tanto em reuniões presenciais quanto em ambientes virtuais. Discutiremos também a importância da escuta ativa e do feedback construtivo para fortalecer os laços dentro da comunidade religiosa.

Assessoria: Cezar Barros (coordenador Arquidiocesano da Pascom em Natal - RN)

2º encontro - 20 de junho:
Utilizando ferramentas digitais na comunicação interna:
 Esta aula se concentrará em como aproveitar ao máximo as ferramentas digitais disponíveis para fortalecer a comunicação interna na paróquia, pastoral ou movimento. Os participantes aprenderão a utilizar plataformas de mensagens, e-mails, redes sociais e sites para compartilhar informações, promover eventos e facilitar a colaboração entre membros da comunidade religiosa. Abordaremos também questões de segurança e privacidade relacionadas ao uso dessas ferramentas.

Assessoria: Eduardo Schmitz (coordenador da Pascom da Diocese de Joinville - SC)

3º encontro - 21 de junho:
Gestão de conflitos e construção de consenso:
 Na última aula, exploraremos estratégias para lidar com conflitos internos de maneira construtiva e promover a harmonia dentro da comunidade religiosa. Os participantes aprenderão técnicas de resolução de conflitos, como a comunicação

Assessoria: Felipe Padilha (coordenador da Pascom da Diocese de Caxias do Sul) e Fabiane Pasa (psicóloga clínica e mestre em Teologia)