DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Destaque
21/11/2025

Diocese de Caxias do Sul reúne Comissão de Tutela dos Menores e das Pessoas Vulneráveis para formação e estudo

O grupo multidisciplinar é composto por 11 membros, dentre os quais especialistas em Direito Canônico, advogados, juízes, promotores de justiça, assistentes sociais, delegados de polícia, médicos e padres

Diocese de Caxias do Sul reúne Comissão de Tutela dos Menores e das Pessoas Vulneráveis para formação e estudo

A Diocese de Caxias do Sul criou, em 2025, a Comissão de Tutela dos Menores e das Pessoas Vulneráveis. O grupo multidisciplinar é composto por 11 membros, dentre os quais especialistas em Direito Canônico, advogados, juízes, promotores de justiça, assistentes sociais, delegados de polícia e médicos com o objetivo de facilitar o acesso para que as pessoas possam denunciar possíveis abusos sexuais cometidos por clérigos, membros de Institutos de Vida Consagrada ou de Sociedades de Vida Apostólica, no território diocesano.

A criação da Comissão Diocesana de Tutela dos Menores e das Pessoas Vulneráveis é uma resposta à Carta Apostólica do Papa Francisco sob forma de Motu Proprio Vos Estis Lux Mundi (Vós Sois a Luz do Mundo), de 25 de março de 2023. O documento pontua que “os crimes de abuso sexual ofendem Nosso Senhor, causam danos físicos, psicológicos e espirituais às vítimas e lesam a comunidade dos fiéis”. Ao mesmo tempo, a Comissão quer assegurar que as informações recebidas sejam convenientemente averiguadas e que sejam tomadas as medidas necessárias.

A Comissão de Tutela dos Menores e das Pessoas Vulneráveis teve seu último encontro do ano na noite de 10 de novembro. A atividade, no Centro Diocesano de Formação Pastoral (CDFP), contou com a presença do bispo diocesano, Dom José Gislon, e foi dedicada ao estudo e à formação, a partir de documentos propostos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

 

Denúncias podem ser encaminhadas, neste momento, a partir dos quatro meios abaixo:

a) de modo presencial, sempre no expediente matinal, no seguinte endereço Rua Os 18 do Forte, 1771, Centro. As denúncias presenciais devem ser agendadas previamente pelo e-mail [email protected]. As denúncias presenciais serão acolhidas sempre por duas pessoas ligadas à Comissão.

b) pelo e-mail [email protected].

c) por carta registrada, enviada para. COMISSÃO DE TUTELA, Rua Os 18 do Forte, 1771, Centro, CEP 95020-472, Caxias do Sul – RS.

d) pelo telefone/WhatsApp: (54) 9 9699-0165.

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias