Diocese de Caxias do Sul reúne coordenadoras de catequese para planejar a caminhada de 2027
Durante a programação, padre Leonardo Inácio Pereira apresentou as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2026-2032, destacando a necessidade de os catequistas se apropriarem deste documento
No sábado, 03 de outubro, mais de 90 coordenadoras de Catequese das paróquias da Diocese de Caxias do Sul estiveram reunidas no seu segundo encontro do ano de 2026. A atividade, no Centro Diocesano de Formação Pastoral (CDFP), reuniu as lideranças para um dia de alinhamento, planejamento e atualização de diretrizes da Iniciação à Vida Cristã e da legislação de proteção de menores.
As atividades foram iniciadas com um momento de espiritualidade a partir da Leitura Orante do Evangelho de Mateus (Mt 16, 13-17), no qual os participantes refletiram sobre a pergunta de Jesus aos discípulos: “Quem dizeis que eu sou?”. A reflexão serviu de base para aprofundar o compromisso pessoal e comunitário dos catequistas com a missão da Igreja.
Durante a programação, o vigário geral e coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese, padre Leonardo Inácio Pereira apresentou as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2026-2032, destacando a necessidade de os catequistas se apropriarem deste documento. Além disso, ressaltou o caminho que está sendo trilhado pela Diocese de Caxias do Sul para a elaboração do novo Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, e a importância de que todas as paróquias realizem, até o dia 17 de dezembro, suas Assembleias Paroquiais, que são espaços destinados à escuta comunitária e à definição de prioridades locais.
Outra pauta do encontro foi a apresentação dos documentos e fichas para a inscrição dos catequizandos, conduzida pelo padre Leonardo e pela coordenadora diocesana da Iniciação à Vida Cristã, Margareth Bedin Menegat. Os novos formulários devem ser arquivados em local seguro nas paróquias, com acesso restrito às coordenações, atendendo às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Além disso, foram introduzidos o Termo de Compromisso e o Termo de Transferência. Toda a nova documentação foi fundamentada nos parâmetros do ECA Digital e nas orientações da Comissão Diocesana de Tutela de Menores e Pessoas Vulneráveis.
A reunião também serviu para definir etapas importantes do calendário diocesano. Foi anunciado que no dia 29 de novembro de 2026, na Catedral Diocesana, oito catequistas serão confirmados no Ministério de Catequista. Na sequência, a organização apresentou a tabela de custos das etapas da catequese e o Calendário Diocesano para 2027, permitindo que as equipes locais iniciem o planejamento financeiro e operacional com antecedência.
Conforme a coordenadora diocesana, Margareth Bedin Menegat, o encontro se fez importante para ser este ponto de unidade para a organização catequética na Região. "A importância de reunirmos catequistas é que nós nos fortalecemos enquanto Diocese. Também favorece a partilha, o que uma comunidade, uma paróquia está fazendo, nos fortalece nessa questão também de acolher outras sugestões, de ver o que está funcionando, o que não está".
Com informações e fotos de Tânia Maria De Barba, da Pascom da Paróquia de São Marcos


