Pastoral da Comunicação
15/05/2023

Diocese de Caxias leva mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais aos veículos de imprensa

Ao longo desta segunda-feira, o coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira, e o assessor de Comunicação, Felipe Padilha, visitaram a imprensa para agradecer a parceria com as pautas e abençoar os comunicadores

"Falar com o coração" é o tema da Mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado no próximo domingo, 21 de maio, quando a Igreja faz memória litúrgica da Ascensão do Senhor. Neste ano, o Santo Padre, em sua "trilogia" sobre a comunicação no processo sinodal, escolheu como lema: "Testemunhando a verdade no amor (Ef 4, 15)".

Para levar ao conhecimento dos profissionais da comunicação este incentivo do Pontífice para um novo agir comunicativo, o coordenador de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira, e o assessor de Comunicação, jornalista Felipe Padilha, visitaram os veículos de imprensa de Caxias do Sul ao longo desta segunda-feira, 15 de maio.

Em todos os veículos, os representantes da Diocese de Caxias do Sul foram recebidos e puderam agradecer a parceria com as pautas e se colocar à disposição para auxiliar em projetos de comunicação que tenham em pauta os valores da fé católica e a amizade social. Felipe destacou a importância do processo inverso do realizado nos anos anteriores: ao invés de uma coletiva de imprensa, a Coordenação de Pastoral fazer uma visita, num sinal da "Igreja em saída", como pede o Santo Padre.

Nas sete visitas realizadas, o padre Leonardo Inácio Pereira pôde entregar o documento, explanar sobre a Mensagem do Papa Francisco e abençoar os profissionais da imprensa. "A comunicação supõe um emissor, um meio, os códigos e alguém que seja receptor desse processo. Falar com o coração tem esse objetivo: além das telas e das tecnologias, que consigamos construir uma comunicação que venha do coração do jornalista, do comunicador, passe pelos ouvidos e pela visão e chegue ao coração de quem escuta e vê. De coração para coração" pontua o coordenador de Pastoral.

O dia de visitas iniciou na Rádio Miriam Caravaggio, a emissora da Diocese de Caxias do Sul, em Farroupilha. Logo depois, a Rádio Caxias, o Grupo RSCom e as Rádios UCSFm foram visitadas ainda no período da manhã. O período da tarde foi destinado às Rádios Mãe de Deus, à redação integrada do Grupo RBS e à Rádio Solaris, em Caxias. Um momento de bênção também foi realizado na Livraria Paulus, uma vez que o carisma paulino é o da comunicação.

Ao longo da semana, serão realizadas ainda algumas visitas e a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Caxias do Sul irá sugerir que, nos dias 20 e 21 de maio, quando se celebra o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, em todas as paróquias e comunidades seja feita a recordação da data e uma prece pelos comunicadores responsáveis pelas páginas e redes sociais da Igreja, bem como os comunicadores de todos os veículos de imprensa, tanto os de inspiração católica quanto os seculares.

Para acessar a mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, basta clicar no arquivo abaixo.

Fotos: William Bertuol | Rádio Miriam, Felipe Padilha | Diocese de Caxias do Sul, Bruno Todeschini | Agência RBS