Rádio Miriam Caravaggio
26/07/2024

Terceiro Razões da Fé sobre as conferências do episcopado da América Latina e do Caribe reflete sobre Santo Domingo

O programa Razões da Fé que vai ao ar no domingo, 28 de julho, pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio FM 95,7 e pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul, será o terceiro da série de quatro produções sobre as conferências gerais do episcopado da América Latina e do Caribe. Nesta semana, a temática será: "Cultura de vida X culturas de morte: os sinais da Conferência de Santo Domingo".

No primeiro programa, que foi ao ar no dia 14 de julho, a pauta tratou sobre a primeira conferência, no Rio de Janeiro, em 1955, e o segundo encontro, de Medellín (1968), na esteira da realização do Concílio Vaticano II. Em 21 de julho, a temática abordou a história e as decisões da Conferência de Puebla, no México, de 1979.

Neste terceiro programa, no dia 28 de julho, o debate será dedicado à quarta reunião dos bispos latino-americanos e caribenhos em 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana. Entre as perguntas e respostas esteve a importância da conferência para discutir sobre a nova evangelização e também sobre a missão da mulher na vida da Igreja; também aparece no debate a interferência da Santa Sé no método ver-julgar-agir

O último encontro, no dia 04 de agosto, irá tratar sobre a V Conferência-Geral, a mais recente, realizada em Aparecida, no ano de 2007.

Os convidados para os quatro programas são: o padre Leonardo Lucian Dall Osto, que é doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e atua na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Caxias do Sul, e o doutorando em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul, Gabriel Guilherme Frigo. A conversa é mediada pelo assessor de comunicação da Diocese de Caxias do Sul, jornalista Felipe Padilha.

Produzido pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul, o programa vai ao ar aos domingos, das 07h às 08h, pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio, FM 95.7, com reprise às 22h. O Razões da Fé também é gravado em áudio e vídeo e tem sua veiculação também nas plataformas digitais: aos domingos, a partir das 09h, estará no Spotify da Rádio Miriam Caravaggio e, à noite, a partir das 20h30min, pelo Facebook e YouTube da Diocese de Caxias do Sul, além da seção de áudios no site da Diocese. Nas terças-feiras, o conteúdo também é veiculado pela TV Serra, canal 526 da NET, em Farroupilha.

A proposta deseja ser um instrumento de formação para todos os católicos, sempre de acordo com os documentos da Igreja, contando com convidados que integrem grupos, pastorais, movimentos e comunidades da Diocese de Caxias do Sul.