13/05/2024

Diocese de Caxias leva mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2024 aos veículos de imprensa

Ao longo da Semana da Comunicação organizada pela Igreja no Brasil, o coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira, e o jornalista Felipe Padilha, visitaram a imprensa para agradecer a parceria com as pautas e abençoar os comunicadores

"Inteligência Artificial e sabedoria do coração: por uma comunicação plenmente humana" é o tema da Mensagem do Papa Francisco para o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado no domingo, 12 de maio, quando a Igreja fez memória litúrgica da Ascensão do Senhor.

Para levar ao conhecimento dos profissionais da comunicação este incentivo do Pontífice para um novo agir comunicativo, o coordenador de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira, e o assessor de Comunicação, jornalista Felipe Padilha, visitaram os veículos de imprensa de Caxias do Sul ao longo da Semana da Comunicação, de 06 a 12 e maio.

Em todos os veículos, os representantes da Diocese de Caxias do Sul foram recebidos e puderam agradecer a parceria com as pautas e se colocar à disposição para auxiliar em projetos de comunicação que tenham em pauta a verdade e a paz. Felipe destacou a importância do processo inverso do realizado nos anos anteriores: ao invés de uma coletiva de imprensa, a Coordenação de Pastoral fazer uma visita, num sinal da "Igreja em saída", como pede o Santo Padre.

Nas nove visitas realizadas, o padre Leonardo Inácio Pereira pôde entregar o documento, explanar sobre a Mensagem do Papa Francisco e abençoar os profissionais da imprensa. Além disso, em todos os lugares, o pedido para que o sacerdote deixasse mensagens de esperança neste tempo difícil que o Rio Grande do Sul vive. O Coordenador de Pastoral, além disso, destacou as ações da Igreja Católica como sinal de cuidado para com aqueles que sofrem os efeitos das chuvas e enchentes.

As visitas iniciaram pela Rádio Miriam Caravaggio, a emissora da Diocese de Caxias do Sul, em Farroupilha, dando sequência pela Tua Rádio São Francisco, Rádio Caxias, Grupo RSCom, Rádio UCSFm, Rádio Vanguarda FM, na redação integrada do Grupo RBS, na Câmara Municipal de Caxias do Sul e com a presidência da Associação Riograndense de Imprensa - Seccional Serra Gaúcha (ARI Serra).