Rádio Miriam Caravaggio
28/03/2023

Doutrina Social da Igreja e Campanha da Fraternidade embasaram Razões da Fé durante a Quaresma

Entre os dias 12 de fevereiro e 26 de março, a produção que foi ao ar pela Rádio Miriam Caravaggio e pelas redes sociais da Diocese de Caxias refletiu sobre os capítulos do compêndio da Doutrina Social da Igreja; Acesse o conteúdo aqui

Os aspectos e a importância da Doutrina Social da Igreja foram tema de uma série de sete debates no programa Razões da Fé, durante o tempo da Quaresma. Entre os dias 12 de fevereiro e 26 de março, a produção que foi ao ar pela Rádio Miriam Caravaggio e pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul refletiu sobre a importância da prática coerente dos cristãos à luz dos ensino social, com um olhar sobre a realidade da fome, tema da Campanha da Fraternidade 2023.

No dia 12 de fevereiro, o tema escolhido "Se Deus nos criou por amor, por que as pessoas sofrem?", foi debatido pelo padre Gustavo Predebon, que atualmente é assessor diocesano do Setor Juventude e vigário paroquial da Paróquia Santa Catarina, em Caxias do Sul e pela pastorinha, irmã Maria Brendalí Costa, mais conhecida como Irmã Brenda. No domingo seguinte, a reflexão: "Doutrina Social da Igreja: olhar humano do amor de Deus", teve a presença do padre Diego Bettoni e do médico oncologista, doutor Franco Scariot.

Dando sequência aos painéis sobre a Doutrina Social da Igreja, tendo por base o compêndio do ensino social, no dia 26 de fevereiro, a reflexão foi sobre o tema: "Doutrina Social da Igreja: o princípio de cuidar da vida", com a presença do padre Miguel Mosena, vigário paroquial da Paróquia Cristo Rei, em Bento Gonçalves e do doutor em Filosofia, Odair Camati. O quarto programa da série, no dia 05 de março, trouxe a riqueza do debate sobre a dignidade do trabalho humano e a fraternidade social. Os convidados foram: padre Gilnei Fronza, pároco da Paróquia São Pio X e o teólogo e biblista, Sandro Gallazzi.

"Doutrina Social da Igreja: olhar eclesial sobre os migrantes e refugiados" foi o tema do quinto programa da série. O debate, com a presença da coordenadora do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), irmã Celsa Zucco, e do advogado de migrações da instituição, Adriano Pistorelo, foi ao ar em 12 de março. No domingo seguinte, a reflexão foi sobre a construção da paz e a crise ecológica, com os convidados: padre Tiago Camozzato, que atua na Catedral Diocesana e é mestre em Direito Canônico, e da irmã Eliete Dal Molin, formada em Ciências Biológicas e religiosa da congregação das Irmãs de São José.

O encerramento da série sobre a Doutrina Social da Igreja trouxe a temática da Campanha da Fraternidade 2023: "Fraternidade e Fome". "Se Deus caminha com seu povo, por que a fome?" foi a pergunta tema da reflexão do programa Razões da Fé do dia 26 de março. O debate teve a presença do coordenador de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira, e da diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Caxias do Sul, Cristina Fabian Gregoletto.

Produzido pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul, o programa vai ao ar aos domingos, das 07h às 08h, pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio, FM 95.7, com reprise às 22h. O Razões da Fé também é gravado em áudio e vídeo e tem sua veiculação também nas plataformas digitais: aos domingos, a partir das 09h, estará no Spotify da Rádio Miriam Caravaggio e, à noite, a partir das 20h30min, pelo Facebook e YouTube da Diocese de Caxias do Sul, além da seção de áudios no site da Diocese. Nas segundas-feiras à noite, o conteúdo também é veiculado pela TV Serra, canal 526 da NET, em Farroupilha.

A proposta deseja ser um instrumento de formação para todos os católicos, sempre de acordo com os documentos da Igreja, contando com convidados que integrem grupos, pastorais, movimentos e comunidades da Diocese de Caxias do Sul.